Tiago Rodrigues e a viagem de Saramago até à Royal Shakespeare Company

Além de ser o actual diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, que é ator, dramaturgo e encenador, prepara-se para apresentar, durante a temporada de verão de 2020 na Royal Shakespeare Company, uma das mais famosas companhias de teatro do mundo, uma adaptação teatral que mescla “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez” dois dos romances de Saramago, numa produção única, sob o título de “Blindness and Seeing”.

A informação foi divulgada, no dia de ontem, à imprensa pelo Teatro Nacional D. Maria II, onde Tiago Rodrigues é diretor artístico, depois de ter sido avançada na edição do matutino Público, publicada nesse mesmo dia.

A peça que o artista português irá estrear na Royal Shakespeare Company, uma companhia que tem a sede em Statford-Upon-Avon, terra natal do autor inglês, trata-se de uma dramaturgia própria, criada a partir da adaptação dos romances \’Ensaio sobre a Lucidez\’ e \’Ensaio sobre a Cegueira\’ – ambos com a assinatura inconfundível de José Saramago – e com a qual Tiago Rodrigues abre uma iniciativa designada Projekt Europa, que integra a programação da célebre companhia inglesa, onde se aglomera uma seleção espetáculos, colaborações e atividades, a realizar, em 2020, em duas salas da companhia – Swan Theatre e The Other Place. A adaptação teatral estará em cena, no Swan Theatre, entre os dias 1 de agosto e 26 de setembro de 2020, com interpretação de atores daquela companhia inglesa. No entanto, a equipa técnica, que deverá estar concluída até dezembro deste ano, vai incluir portugueses, uma confirmação dada pelo diretor artístico do D. Maria II, em declarações À Agência Lusa.

Este projeto é o resultado de um diálogo, iniciado há mais de um ano, com a companhia inglesa que, nessa altura, pretendia que o criador português pudesse explorar a \”ideia das grandes narrativas europeias\”, trazendo uma história que, de alguma forma, \”fizesse eco\”, mesclando-a com o trabalho daquela companhia em torno das grandes histórias da literatura inglesa.

Por esse motivo, pela atualidade que \”Ensaio sobre a Lucidez\” carrega e, ao mesmo tempo, representa para a sociedade portuguesa, Tiago Rodrigues acabou a propor à companhia uma adaptação daqueles dois livros do Prémio Nobel da Literatura 1998. Nesta obra-prima, Saramago traça linhas que, ainda hoje, perduram na sociedade em que vivemos. Nomeadamente, \”os governos a isolarem-se da cidade, o aumento de votos em branco, o aumento da abstenção, etc\”.

\”\’Ensaio sobre a Lucidez\’ podia passar como o presente e, durante aquela metáfora, alegoria do presente que toda a gente vota em branco, em que há um abismo entre os eleitos e os eleitores\”

Contudo, o ator e dramaturgo considera que se, na atualidade, por um lado, se chegou a este estado é porque existe um passado próximo, marcado pela crise que Portugal atravessou e acabou por se viver numa \”selvajaria de cegueira\” que, quatro anos mais tarde, acaba por se traduzir numa espécie de boicote às eleições que coloca em causa a representatividade democrática.

\”Houve no passado, há quatro anos, aquela epidemia de cegueira e tentamos perceber até que ponto é que ela poderá ser causa deste efeito que é a realidade em que vivemos\” — Tiago Rodrigues

Ainda a trabalhar na adaptação das obras, Rodrigues pensa marcar “Ensaio sobre a lucidez\’, como o seu ponto de partida, por ser interessante e lhe \”ter parecido uma notícia de hoje; uma atualidade\” enquanto o \”Ensaio sobre a cegueira lhe parece \”história\”.

As duas obras de Saramago revelam também, para Tiago Rodrigues, que podem ser aplicadas à atualidade da sociedade inglesa, sobretudo, com a difícil questão ´kafkiana’ do Brexit, para não falar, obviamente, da crispação que tem pautado o debate político deste século XXI que tem caminhado, cada vez mais, no sentido da polarização.

\”Se nos debruçarmos sobre a Europa, hoje, se olharmos para o Reino Unido, nos dias que correm, a ideia da representatividade, o problema político e o fosso entre os eleitos políticos, o poder político e económico e as pessoas, o povo, tem origem em qualquer coisa que é um passado histórico que José Saramago metaforizou através de uma epidemia de cegueira\” — Tiago Rodrigues

Esta é a primeira abordagem que Tiago Rodrigues pensou para a adaptação, todavia, com a continuação do trabalho, ele não está 100% certo se vai por aí, somente.

O trabalho de um artista europeu – da Europa continental – que vai trabalhar para o Reino Unido, comportaria, de forma ininterrupta, um olhar sobre a Europa de hoje e estas obras de Saramago terão sido muito atuais quando foram escritas, mas a história provou que foram mais \”proféticas\”, sustentou Tiago Rodrigues. Por isso, estas obras \”são mais atuais hoje do que quando foram publicadas\”, defendeu, alegando que falam da Europa da atualidade, da relação da Europa com o Reino Unido e do que está a acontecer no Reino Unido.

Quanto à possibilidade de trazer a Lisboa o projeto que vai dirigir para a companhia inglesa, Tiago Rodrigues admite que tal pode vir a acontecer.

Foto: Tiago Rodrigues por Filipe Ferreira

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
José Saramago nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades econômicas foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. no entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago (Porto EditoraWOOK):
https://www.wook.pt/…/ensaio-sobre-a-cegueira-jose…/15825486
“Ensaio sobre a Lucidez”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/ensaio-sobre-a-lucidez-jose-saramago/15612442

Leitores residentes no Brasil:
“Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago (Companhia das LetrasLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/ensaio-sobre-a-cegueira-2-ed-2020/artigo/8f6154df-9d83-4b03-97b6-c5e2f3efe8c2
“Ensaio sobre a Lucidez”, de José Saramago (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/ensaio-sobre-a-lucidez-2-ed-2020/artigo/6834507f-c5aa-4e03-b218-3097fa1eba92

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top