Com “Enterre seus mortos”, Ana Paula Maia torna-se a primeira autora a vencer este prémio por 2 anos consecutivos

Depois de ter arrecadado o galardão de 2018 pela autoria do romance “Assim na terra como embaixo da terra”, originalmente editado pela Editora Record, a escritora e argumentista Ana Paula Maia volta a vencer. Desta vez, o romance premiado é “Enterre Seus Mortos”, editado pela Companhia das Letras, no mês de março de 2018, uma conquista que faz com que, pela primeira vez, exista uma autor que vença este célebre galardão literário por 2 anos consecutivos.

No passado sábado, dia 9 de Novembro, o Prêmio São Paulo de Literatura anunciou os vencedores da sua edição de 2019. Pela primeira vez, há uma bicampeã, a autora Ana Paula Maia.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras

Relembro que, na edição de 2018, ela já tinha sido premiada, com o galardão, pela autoria da obra “Assim na terra como embaixo da terra”, editada pela Editora Record. No entanto, este ano, foi escolhida devido à autoria de “Enterre Seus Mortos”, editado, em 2018, pela Companhia das Letras.

Nesta narrativa existe uma mistura de novela policial, faroeste de horror e romance filosófico. Além disso, ela debruça-se sobre a história de dois funcionários de uma empresa que recolhe cadáveres de animais num cenário que remete ao Brasil da década de 1980. Este romance foi encomendado pelo produtor de cinema Rodrigo Teixeira, que possui os direitos de adaptação.

Quanto à categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2018, quem levou o troféu foi Tiago Ferro, com “O Pai da Menina Morta”, que saiu pela Editora Todavia, no Brasil, e pela Edições Tinta da China em Portugal. No livro, ele conta, de maneira sensível, a história de um pai que se vê obrigado a lidar com o luto e, ao mesmo tempo, tenta compreender os ecos dessa devastação, principalmente, na família e no círculo de amigos dos pais.

Ana Paula Maia e Tiago Ferro levam para casa, um montante de 200 mil reais cada. A cerimónia da entrega dos respetivos galardões está marcada para o dia 4 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, na Avenida Morumbi, nº 4.500, em São Paulo.

Foto: Ana Paula Maia por Marcelo Correa

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre os autores:
Ana Paula Maia nasceu no Rio de Janeiro. É autora de sete romances, entre eles “Carvão Animal”, “De Gado e Homens” e “Assim na Terra como embaixo da Terra”. Tem contos publicados em diversas antologias, entre elas “25 Mulheres que estão fazendo a Nova Literatura brasileira” (Record, 2004) e “Sex´n´Bossa” (Mondadori, Itália, 2005).

Tiago Ferro nasceu em São Paulo, em 1976. É escritor, editor e um dos fundadores da editora de e-books e-galáxia e da revista de ensaios Peixe-elétrico. Colabora regularmente com textos sobre cultura nas revistas Piauí, Cult e Suplemento Pernambuco. Mestre em história social pela Universidade de São Paulo, está atualmente a fazer um doutoramento em torno da obra do crítico literário Roberto Schwarz. “O Pai da Menina Morta”, publicado no Brasil, em 2018, pela Todavia, é o seu primeiro romance.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Pai da Menina Morta”, de Tiago Ferro (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-pai-da-menina-morta-tiago-…/22265757

Leitores residentes no Brasil:
“Enterre Seus Mortos”, de Ana Paula Maia (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/955e5183-6783-4590-9bd8-deb94…
“Assim na terra como embaixo da terra”, de Ana Paula Maia (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/d4f8e976-df51-41d6-aba9-99a01…

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top