Numa tentativa de aproximar a realidade que viveu, no passado, durante o período da ditadura militar, e a que se vive nos dias de hoje, no Brasil, Milton Hatoum, que considera que escrever é escavar, afirma que as lembranças, impressões, imagens fragmentadas vêm à tona no exercício da escrita. Por isso, não é de estranhar que no seu novo livro, “Pontos de Fuga”, o sucessor de “A Noite da Espera”, que deu início à trilogia “O Lugar Mais Sombrio”, estejam presentes, de forma bem vincada, os sonhos de liberdade.
Nos seus romances, Hatoum revisita sentimentos ilhados, aparentemente mortos, que voltam a assombrar os seus personagens (e, até diria que é possível que, muitas vezes, o próprio autor se sinta assombrado por essas personagens) Ao observar esta sua nova narrativa, parece-me que “Pontos de Fuga” (ed. Companhia das Letras), que é a segunda parte da trilogia “O Lugar Mais sombrio”, não é, certamente, uma excepção.
Se, por um lado, existe uma mudança geográfica no espaço ficcional, com a transferência de Brasília para São Paulo, por outro, a excelência da narrativa epistolar sobre um grupo de jovens à sombra da ditadura militar é preservada e, na opinião do Correio Braziliense, ampliada, no volume que já chegou às livrarias brasileiras, na primeira semana de Novembro.
Numa entrevista com Drauzio Varella, disponível no YouTube, o autor confessa que existem traços biográficos seus no protagonista Martin que, tal como ele, estudou Arquitectura, na Universidade de São Paulo, na década de 1970.
Outra semelhança é que, tal como o autor deixou Brasília para se mudar para São Paulo, este seu romance, onde continuamos a acompanhar um grupo de jovens que têm a ditadura militar como cenário de fundo, muda-se, da mesma forma, para a maior cidade brasileira.
“No fundo, quis fazer uma pesquisa ou sondagem da vida de personagens, num ambiente político truculento”. — Milton Hatoum
Quem já leu “A Noite da Espera” sabe que a acção descrita ronda a cidade de Brasília e as suas cidades satélites. Porém, com o fim do grupo, cujo autor apelida de “tribo de Brasília”, ainda que algumas delas reapareçam, um novo grupo é formado. As várias linhas narrativas que compõem este segundo volume da trilogia abordam, precisamente, os conflitos que ocorrem na república que estudantes que passa a ser habitada pelos jovens.
“A leitura pede tempo, concentração e reflexão. Muitos brasileiros não têm tempo para ler, ou não tiveram uma formação educacional que os possibilite ler bons livros. A leitura depende da educação. Para milhões de jovens de famílias pobres, filhos de desempregados ou de pais que vivem precariamente, a leitura de um bom livro só pode ser realizada nas escolas públicas. Numa análise mais atenta, os dois volumes da trilogia falam da formação de leitores, dado que cada personagem expõe as suas leituras preferidas, e alguns se refugiam nos livros lidos. Por outras palavras, a leitura pode ser um dos antídotos às adversidades e à miséria do mundo e, ao mesmo tempo, uma possibilidade de refletir sobre isso.” — Milton Hatoum
Quando foi questinado sobre se já se tinha sentido exilado no Brasil e sobre quem são os exilados, actualmente, no seu país de origem, Milton refere que “no romance, há personagens que partem, sem desejar ir embora. Além disso, há também os que, mesmo constrangidos, preferem permanecer no seu lugar. São temas do “Pontos de Fuga”.
“A própria literatura é uma forma de exílio.” — Milton Hatoum
Foto: Milton Hatoum por Dida Sampaio
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Milton Hatoum nasceu, em 1952, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil. Estudou Arquitetura na Universidade de São Paulo e a sua estreia na ficção aconteceu com “Relato de um certo Oriente”, romance publicado em 1989 e vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance do ano. Surgiu, 11 anos depois, “Dois Irmãos”, o seu segundo romance, mais um que mereceu outro Jabuti, foi traduzido para doze idiomas e adaptado para a televisão, teatro e até Banda Desenhada. Com “Cinzas do Norte”, editado 2005, Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom, sendo que este último é conhecido, actualmente, como o Prêmio Oceanos. No ano seguinte, editou “A Cidade Ilhada”, uma reunião de contos breves. Em 2008, a sua primeira novela, “Órfãos do Eldorado”, foi adaptada para o cinema, e em 2013 teve as suas crónicas reunidas em “Um Solitário à Espreita”. Em 2017, publicou “A Noite da Espera”, o primeiro livro da trilogia “O Lugar Mais Sombrio”, onde ele se propôs abordar o período da ditadura militar que assolou o Brasil. Nesse mesmo ano, recebeu o título de Officier de L’Ordre des Arts et des Lettres, entregue pelo governo francês.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“A Noite da Espera” – Trilogia O Lugar Mais Escuro, Livro 1, de Milton Hatoum (Companhia das Letras Portugal, WOOK):
https://www.wook.pt/…/a-noite-da-espera-milton-hat…/22773673
“Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/relato-de-um-certo-oriente-m…/21717280
“Dois Irmãos”, de Milton Hatoum (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/dois-irmaos-milton-hatoum/19842417
Leitores residentes no Brasil:
“Pontos de Fuga” – Trilogia O Lugar Mais Escuro, Livro 2, de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/f499ab7d-8f8a-4e7e-b699-6436f…
“A Noite da Espera” – Trilogia O Lugar Mais Escuro, Livro 1, de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/7c903509-8558-4738-b28a-86b36…
“Um Solitário à Espreita” de Milton Hatoum (Companhia de Bolso, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/51f7db96-56f2-4f8e-ba0b-66af2…
“Órfãos do El Dorado” de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/f7ab1b27-f4e2-419e-b0ca-5a5b9…
“A Cidade Ilhada” de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/9aef0511-f669-470a-9a04-177e3…
“Cinzas do Norte” de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/61519344-1ca8-4536-a9ee-ed481…
“Dois Irmãos” de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/9496ebae-3681-486c-b6cb-b8711…
“Relato de um Certo Oriente” de Milton Hatoum (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/bd1a19a0-3631-41cf-8d37-a21eb…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!