Na semana em que o mestre completa 71 anos de idade, os seus fãs portugueses receberam uma excelente notícia. Um dos maiores clássicos da sua longa produção literária, It, vai chegar, finalmente, a Portugal, pela Bertrand Editora. A edição portuguesa ficou com o título de “A Coisa” e o primeiro dos dois volumes, possui 704 páginas.
Adaptado, novamente, para o cinema numa longa-metragem realizada por Andy Muschietti, em 2017, que levou o próprio autor às lágrimas, a premissa do livro gira em volta de um grupo de sete adultos que regressam a Derry, a sua cidade natal, situada no estado americano do Maine, o mesmo estado que viu nascer Stephen King, a fim de enfrentar um pesadelo que viveram durante a sua infância. Por outras palavras, algo maléfico sem desprovido de qualquer nome. Por essa razão, é chamado de ‘A Coisa’.
Se me permitem, um breve aparte, nos seus mais de 40 anos de carreira, King é conhecido pela sua linguagem extremamente acessível, uma característica que contrasta, de forma vincada, com a complexidade dos enredos que cria. Para além disso, outra coisa que salta aos olhos dos milhões de leitores que possui, é, sem dúvida, a forma como ambienta a maioria das suas narrativas, tendo cidades relativamente pequenas, como pano de fundo. desta forma e através de descrições detalhadas e repletas de elementos visuais, o autor prende a atenção de todos que desejem lê-lo.
Voltando à narrativa, Derry é, aparentemente, uma cidade banal, com uma tradição familiar, organizada e, na maior parte do tempo, uma boa cidade para se viver.
Todavia, há um grupo de crianças que não acredita nesta falsa calmaria que paira sobre Derry. Nos seus esgotos, mora ‘A Coisa’, é precisamente, neste submundo que ela se esconde e fica à espreita. Sem falar que, quando vê a luz do dia, assume a forma de todos os pesadelos e, consequentemente, do maior medo que habita em cada um de nós.
No entanto com o passar do tempo, as crianças crescem e acabam por esquecer esse pesadelo. Entretanto, a promessa que fizeram há, aproximadamente, 28 anos atrás, faz com que voltem, pois, para ser sincero, ele permanece no subconsciente de todos, agitando-o.
Assim que voltam a pisar aquela terra, o terror volta a reaparecer, ainda que, desta vez, seja para aterrorizar o seu presente.
Convém salientar que Stephen King farás 71 anos na próxima sexta-feira, dia 21 de Setembro.
Do que estão à espera?
Boas leituras!