O romance \”O Teu Rosto Será o Último\”, de João Ricardo Pedro, vai ser adaptado para cinema

Não é de agora que o realizador Luis Filipe Rocha, autor do argumento, manifestava o desejo de filmar esta história. No entanto, essa vontade só vai ser possível, a partir deste momento, devido à verba de 600 mil euros financiada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), um apoio que surge do concurso de apoio complementar, relativo ao ano de 2019, à produção de longas-metragens de ficção e documentário, A decisão foi tomada no passado dia 22 de Janeiro.

Em declarações aos meios de comunicação social, o realizador afirmou que, nesta fase, este projecto, que contará com uma produção assinada pela Ukbar Filmes, procura coproduções internacionais e, ao mesmo tempo, atravessa o período de montagem financeira, não sendo, por essa razão, possível avançar, para já, quaisquer detalhes sobre o elenco e a data de início das filmagens.

“A história que o romance conta é fascinante.” — Luís Filipe Rocha.

\"\"

Tudo começa com um homem, que sai de casa, armado, numa madrugada fria. Mas do que o move só saberemos quase no desenlace final deste romance, através de uma carta escrita de outro continente. Ou talvez nem aí. Parece, afinal, mais importante a história do doutor Augusto Mendes, o médico que o tratou quarenta anos antes, quando o levaram ao consultório, bastant ferido. Ou do seu filho António, que fez duas comissões em África e conheceu a madrinha de guerra numa livraria. Ou mesmo do neto, Duarte, que um dia andou de bicicleta todo nu. Por meio de episódios aparentemente autónomos – e tendo como ponto de partida a Revolução de 1974 -, este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos de ditadura, pela repressão política, pela guerra colonial. Duarte, cuja infância se desenrola já sob os auspícios de Abril, cresce envolto nessas memórias alheias – muitas vezes traumáticas, muitas vezes obscuras – que formam uma espécie de trama onde um qualquer segredo se esconde. Dotado de enorme talento, pianista precoce e prodigioso, afigura-se como o elemento capaz de suscitar todas as esperanças. Mas terá a sua arte essa capacidade redentora, ou revelar-se-á, ela própria, lugar propício a novos e inesperados conflitos?

No seu ponto de vista, ele considera que a narrativa acompanha três fases da vida de uma personagem – Duarte, um “menino-prodígio” -, da infância à idade adulta, e aborda “um tema mais profundo sobre o destino artístico de alguém”.

Originalmente editado em Portugal, no ano de 2012, onde foi aclamado pela crítica, «O Teu Rosto Será o Último» foi depois editado em vários países e considerado um dos melhores livros de 2013 pelos jornais franceses Le Point e Le Monde.

Foto: João Ricardo Pedro por Sérgio Lemos

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
João Ricardo Pedro nasceu em 1973, na Reboleira, Amadora. Curioso acerca da força de Lorentz, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Durante mais de uma década, trabalhou em telecomunicações sem, no entanto, alguma vez ter aplicado as admiráveis equações de Maxwell. Na primavera de 2009, em consequência do carácter caprichoso dos mercados, achou-se com mais tempo do que aquele de que necessitava para cumprir as obrigações do quotidiano. Num acesso de pragmatismo, começou a escrever. “O Teu Rosto Será o Último”, o seu romance de estreia, venceu o Prémio LeYa 2011. Em 2016, editou pela Dom Quixote, o seu segundo romance, “Um Postal de Detroit”.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Teu Rosto Será o Último”, de João Ricardo Pedro [Prémio LeYa 2011] (LeYa, WOOK):
https://www.wook.pt/…/o-teu-rosto-sera-o-ultimo-jo…/12623237
“Um Postal de Detroit”, de João Ricardo Pedro (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/um-postal-de-detroit-joao-ri…/17433372

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top