Haruki Murakami oferece parte do seu arquivo pessoal à Universidade Waseda, em Tóquio

O romancista nipónico, conhecido por obras como \”A Morte do Comendador\”, a trilogia ”1Q84”, “Norwegian Wood”, “Sputnik, Meu Amor”, “Kafka à Beira-Mar”, “A Peregrinação do Rapaz Sem Cor” ou “Crónica do Pássaro de Corda” está a desenvolver um arquivo, na Universidade Waseda, em Tóquio. Neste arquivo, o autor incluirá rascunhos dos seus romances mais vendidos, trabalhos de tradução e a sua colecção de música.

Haruki Murakami começou a escrever depois de se licenciar, precisamente, na Universidade de Waseda, em 1975. \”Ouve a Canção do Vento\”, que foi publicado em 1979, foi o seu romance de estreia. Em 1987, lançou o seu primeiro \’best-seller\’, \”Norwegian Wood\”, que o tornou numa estrela da literatura. Em Portugal, o seu mais recente romance “A Morte do Comendador” já está disponível, em 2 volumes, nas livrarias portugueses, editados pela Casa das Letras.

Quanto ao projeto do arquivo, ele surgiu, no início deste ano, quando Murakami se ofereceu para doar a sua enorme coleção de materiais, visto que a sua casa e o seu escritório já não conseguem albergar.

\”Não tenho filhos para tratar deles e não quero que estes materiais se dispersem e se percam quando eu morrer\”, e acabando por acrescentar que se sente \”grato por poder guardá-los num arquivo.\” — Haruki Murakami

\”Norwegian Wood\”, o romance que escreveu à mão, recorrendo a vários cadernos, enquanto viajava pela Europa, e as suas traduções de romances dos seus autores favoritos, como Raymond Carver, J.D. Salinger e Scott Fitzgerald, vão fazer parte deste arquivo.

Aliás, Murakami espera que as interações culturais entre os estudantes, os professores e todos aqueles que se interessam pelo seu trabalho e pela literatura japonesa, possam ser estimuladas por este espaço, devido à sua \”atmosfera aberta e positiva\”.

Kaoru Kamata. o presidente desta célebre instituição japonesa sublinhou que deseja que a biblioteca seja um lugar a visitar pelos fãs de Murakami e pelos investigadores da literatura e cultura japonesa de todo o mundo. Por isso, neste momento, a Universidade de Waseda está a trabalhar em certos detalhes para que uma parte do arquivo esteja pronta o mais rápido possível. Por outro lado, o próprio Haruki Murakami garantiu durante a conferência, que foi a primeira na sua terra natal em 37 anos, que continuará a alimentar a biblioteca e o arquivo nos próximos anos, com novos materiais. Partilhou ainda que ficará “muito feliz se estes materiais puderem contribuir de alguma forma para aqueles que querem estudar o meu trabalho\”.

Além de ser um dos mais aclamados romancistas a nível mundial, Murakami é, igualmente, conhecido pelo seu trabalho de tradução de romances de inglês para japonês. Para ele, é tão prazeroso que chega ao ponto ponto de parecer um \’hobby\’.

\”Eu sinto mesmo que o trabalho de tradução me ajudou a crescer. Se me tivesse cingido à literatura japonesa, provavelmente teria sufocado.\” — Haruki Murakami

Foto: Haruki Murakami por Ole Jensen

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nascido em Quioto, no Japão, em Janeiro de 1949, Haruki Murakami cresceu em Kobe e licenciou-se na Universidade Waseda, em Tóquio. Durante quatro anos, viveu nos Estados Unidos, onde deu aulas em Princeton. Contudo, acabou por regressar ao seu país em 1995. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. A sua obra está traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri — que já foi concedido a autores como Yukio Mishima, Kenzaburo Oe e Kobo Abe — e o Franz Kafka Prize. Actualmente, o escritor vive nas proximidades de Tóquio. Entre as obras mais conhecidas figuram “Norwegian Wood”, “Crónica do Pássaro de Corda”, “Sputnik, Meu Amor”, “Sono”, “Ouve a Canção do Vento & Flíper, 1973”, “Kafka à Beira-Mar”, “O Elefante Evapora-se” e, sem dúvida, a trilogia “1Q84”. É constantemente indicado como um potencial vencedor do Nobel de Literatura. Todas as obras mencionadas foram editadas, em terras lusas pela Casa das Letras.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Morte do Comendador” – Volume 1, de Haruki Murakami (Casa das Letras, WOOK):
https://www.wook.pt/…/a-morte-do-comendador-haruki…/22382219
“A Morte do Comendador” – Volume 2, de Haruki Murakami (Casa das Letras, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-morte-do-comendador-haruki…/22884767

Leitores residentes no Brasil:
“O Assassinato do Comendador” – Volume 1, de Haruki Murakami (Editora AlfaguaraLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/066d8c94-4cd1-4bc4-a145-77dac…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top