Depois de adquirir a Penguin Random House, a Bertelsmann pretende adquirir a editora Simon & Schuster em 2021

Depois de ter adquirido o controle da Penguin Random House, a empresa alemã Bertelsmann prepara-se para fortalecer ainda mais a sua aposta no mercado editorial, visto que vai comprar a editora Simon & Schuster, que faz parte do grupo norte-americano de media ViacomCBS, arual proprietário dos canais televisivos CBS, MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Showtime, assim como dos estúdios Paramount e Miramax. O motivo da venda, que já estava a ser negociada há vários meses, prende-se com o facto de a empresa norte-americana já não ter o investimento na editora como uma das suas prioridades.

[Este acordo] é o resultado de um negócio altamente competitivo, que atraiu o interesse de compradores de todo o mundo, refletindo a posição da Simon & Schuster como uma das marcas editoriais mais conhecidas mundialmente.” —  ViacomCBS

O anuncio foi feito pela própria ViacomCBS na passada quarta feira. Ainda assim, este negócio, que pode ser fechado por um valor de 2,18 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros), neste momento, aguarda pela luz verde por parte das das autoridades de concorrência e, port esse motivo, só deve ser concretizado em 2021. Obviamente, esta movimentação pode ser vista como geradora de um colosso editorial e isso poderá desencadear problemas de concorrência.

Se analizarmos os catálogos dos dois grupos editoriais, por um lado, vemos que a Simon & Schuster possui cerca de 30 chancelas e publica autores como Stephen King, Neal Shisterman, Mary Higgins Clark, Philippa Gregory, Rupi Kaur, para citar penas alguns. Por outro, no catálogo da Penguin Random House, encontramos nomes como Ken Follett, Jodi Picoult, Matt Haig, John Grisham e Josh Malerman, entre muitos outros.

Com esta junção, o grupo alemão pretende investir o dinheiro da transação nas suas prioridades estratégicas, incluindo o ‘streaming’, para, dessa forma, pagar aos seus acionistas e reduzir a sua dívida.

Por fim, no caso do negócio avançar, a Simon & Schuster continuará a operar como uma entidade à parte dentro da Penguin Random House, e será gerida pelo seu atual diretor-geral, Jonathan Karp.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top