“O pavilhão púrpura”, de José Rodrigues dos Santos

“O pavilhão púrpura” é o segundo livro da trilogia de José Rodrigues dos Santos sobre regimes totalitários. Nele, embarcamos para quatro diferentes países: a nossa adorada nação portuguesa, a Rússia comunista, o império ultramarino do Japão e a grande nação chinesa.

Acompanhamos a jornada de Artur que se relaciona como o Doutor Salazar, a tragédia de Nadezhda que passa fome, os dilemas de Fuki que quer ser, ao mesmo tempo, oriental e ocidental e a coragem da nossa menina Lian hua.

Posso dizer-vos que a personagem mais interessante é a jovem chinesa. Lian Hua é uma pequena criança, mas já possui poesia na alma. Tem um mundo dentro de si. Muito apegada às suas raízes, mas disposta a aprender com os ocidentais. O seu nome significa flor de Lótus.

É pura e sábia! As conversas que tem com o seu avó, no Pavilhão Púrpura, são as mais belas conversas dos dois livros.

O fim choca-nos. E faz-nos querer logo que “O reino do meio” chegue. Como acabará esta maravilhosa trilogia? Poderá Nadezhda e Lian Hua tornarem-se mulheres fortes? E Artur e Fuki poderão tornar-se grandes líderes? “O pavilhão púrpura” já se tornou num dos meus livros de eleição!

Enquanto o último livro desta trilogia não chega as livrarias, e para os leitores que não gostarem muito deste género de literatura, José Rodrigues Santos possui a saga do Tomás Noronha semelhante ao thrillers de Dan Brown. Recomendo para quem gosta de uma boa surpresa!

Mais uma vez, dou os parabéns à Gradiva Publicações, S.A. pelo excelente trabalho nesta edição.

Foto: José Rodrigues dos Santos por João Porfírio

Sobre o autor:
Nascido em 1964 em Moçambique, José Rodrigues dos Santos é sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002. Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Diretor de Informação da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O pavilhão púrpura”, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-pavilhao-purpura-jose-rodrigues-dos-santos/17931634

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top