“As flores de Lótus” é o primeiro livro da trilogia dos regimes totalitários de José Rodrigues dos Santos. A narrativa apresenta-nos quatro países e culturas diferentes. Ocidente e oriente interligam-se nesta magnífica obra que consagra o jornalista, como o escritor português mais internacional dos tempos modernos.
Ao longo deste extenso livro, ficamos a conhecer Artur Teixeira, Satake Fuki, Lian Hua e Nadezhda. As culturas mais fascinantes são as orientais. Por isso, a história de Fuki e Lian hua são as mais fascinantes. Principalmente, a jovem chinesa que é raptada por Mao Tse-tung. Este pretende impor o comunismo na China. No Japão, Fuki vive um conflito existencial por ser obrigada a escolher entre os ideais tradicionais japoneses e os ideais modernos dos ocidentais.
Quanto ao nosso amado país, Artur é o responsável por convencer António Salazar, a exercer o cargo de Ministro das Finanças. Não se revelará uma tarefa fácil, uma vez que Dr. Salazar pretende continuar a ser professor catedrático.
Entretanto, também nos são apresentadas as histórias da Rússia comunista, em paralelo com a história da família de Nadezhda. Este será o relato que nos emocionará mais uma vez que a sua família passa por imensas dificuldades financeiras.
Toda esta narração é feita pelo Dr. Lobo que se sente na necessidade de contar as vivências destas quatro personagens. A sua continuação é “O pavilhão púrpura” que dará continuidade aos acontecimentos que encerram este livro.
Dou os parabéns à Gradiva Publicações, S.A.. pelo excelente trabalho nesta edição.
Foto: José Rodrigues dos Santos por João Porfírio
Sobre o autor:
Nascido em 1964 em Moçambique, José Rodrigues dos Santos é sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002. Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Diretor de Informação da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.
Sugestão de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“As flores de Lótus\”, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva, Wook):
https://www.wook.pt/livro/as-flores-de-lotus-jose-rodrigues-dos-santos/16898153
Boas leituras!