Como já é do conhecimento público, já está em marcha, desde esta semana, mais uma edição do festival literário FOLIO, em Óbidos, onde vários autores do grupo editorial LeYa Portugal fazem parte da programação, nomeadamente, Eduardo Halfon, Graça Videira Lopes, Joana Bértholo, Mia Couto, Ondjaki, Pilar Quintana e Sandro William Junqueira para citar alguns.
Este fim-de-semana realiza-se a apresentação de “O Rio Infinito”, novo livro infantil de Mia Couto, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, editado pela Editorial Caminho, marcada para amanhã, dia 8 de outubro pelas 12h30, na Livraria Santiago) e também uma conversa que juntará o escritor guatemalteco Eduardo Halfon, autor dos romances “Luto” e “Canción”, ambos editados pela Publicações Dom Quixote, com o escritor Sandro William Junqueira, autor de livros como “Uma Sagrada Família” e “Quando as Girafas Baixam o Pescoço”. entre outros, dedicada ao tema “Identidade”, pelas 18h00, na Tenda Vila Literária.
No dia seguinte, dia 9 de outubro, Mia Couto voltará a estar em destaque numa Mesa dedicada ao tema “Distância”, na qual se junta ao Psiquiatra José Manuel Gameiro e à jornalista Sara Figueiredo Costa. às 17h00. na Tenda Vila Literária. Na mesma tarde de domingo serão apresentados dois livros da Editorial Caminho: “A História de Roma”, de Joana Bértholo, pelas 17h30, na Livraria de Santiago, e “O Gato que Chora como Pessoa”, de Geremias Mendoso, pelas 19h30, no mesmo local.
Na segunda semana de festival, o FOLIO acolhe outras sessões ao redor dos nossos livros e autores, como o lançamento de “Vou Mudar a Cozinha”, novo livro de contos escrito por Ondjaki, na próxima sexta, 14 de outubro, pelas 18h30 na Livraria do Mercado.
Já no dia 15 de outubro, está marcada uma conversa da escritora colombiana Pilar Quintana, autora dos romances “A Cadela” e “Os Abismos”, da Publicações Dom Quixote, com a escritora britânica Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize em 2019, e a jornalista Luciana Leiderfarb, pelas 15h00, na Tenda Vila Literária e, ainda, o lançamento do livro “A Casa Ocupada”, de Graça Videira Lopes, editado pela Publicações Dom Quixote, apresentado por Fernando Cabral Martins, pelas 17h00, na Livraria do Mercado.
No último dia de festival, 16 de outubro, o livro “Manual de Anti-Protocolo“, do embaixador Henrique Silveira Borges, editado pela Oficina do Livro, estará em destaque numa sessão intitulada “Um livro – três gerações”, que juntará Victor Tavares Morais e Rafael Pinto Borges, pelas 14h00, na Livraria do Mercado.
Para ficar a par do programa completo, poderá visitar o site do festival FOLIO:
https://foliofestival.com
Foto: Festival FÓLIO/Divulgação
Boas leituras!