Na literatura contemporânea inglesa, para mim, existem três grandes autores de ficção histórica: Ken Follett, Philippa Gregory e Bernard Cornwell. O Centro Cultural de Belém, também conhecido por CCB, vai receber a 24 de Setembro, Ken Follett, um evento já confirmado pela Editorial Presença, a editora responsável pela publicação das suas obras no território português, a fim de poder apresentar o seu mais recente romance. A obra “Uma Coluna de Fogo” é editada, hoje, iniciando uma nova trilogia dentro da série Kingsbridge. Relembro que a mesma foi iniciada, em 1989, com “Os Pilares da Terra”, à qual se seguiu “Um Mundo sem Fim”, publicada, 18 anos depois, mais precisamente. em 2007.
A premissa centra-se no regresso de Ned Willard a Kingsbridge, ainda a tempo de testemunhar que “o seu mundo mudou”, como é descrito no comunicado enviado pela editora:
“As velhas pedras da catedral de Kingsbridge contemplam uma cidade dividida pelo ódio de cariz religioso. A Europa vive tempos tumultuosos, em que os princípios fundamentais colidem de forma sangrenta com a amizade, a lealdade e o amor. Ned em breve dá consigo do lado oposto ao da rapariga com quem deseja casar, Margery Fitzgerald”.
É, precisamente, durante o momento da ascensão de Isabel Tudor, ao trono britânico, que a história se desenrola, imediatamente, após a Europa virar as costas à Inglaterra, sendo que as posições extremistas adoptadas pelos seus opositores vão, a pouco e pouco, disseminando uma violência crescente que se estende desde Edimburgo a Genebra.
Saliento ainda que a tradução da edição portuguesa de “A Column of Fire” foi realizada por Maria Helena Sobral.
Follett, de 68 anos, possui um número considerável de obras já publicadas. A sua carreira iniciou-se no ano da revolução dos cravos, em 1974, com a publicação de “The Eye of the Needle” (“O Buraco da Agulha”, na tradução portuguesa), que o catapultou para um enorme sucesso comercial. Até agora, o autor já vendeu mais de 160 milhões de exemplares a nível mundial, o que o torna num dos autores ingleses mais acarinhados pelo público.
De que está à espera para ler “Uma Coluna de Fogo”?
Deixe-se envolver pela escrita requintada e totalmente viciante de um dos grandes mestres da literatura inglesa.
Sobre o autor:
Nascido em Cardiff, no País de Gales, a 5 de Junho de 1949, Ken Follett é formado em Filosofia pelo University College. Começou a sua carreira como jornalista South Wales Echo e, mais tarde, transitou para o London Evening News. “The Big Needle”, romance editado em 1974, marcou a sua estreia no mundo literário. Tem estado associado a diversas associações para a promoção da literacia e da leitura. Aos 68 anos, é membro da Welsh Academy e Fellow da Royal Society of Arts. O autor é um grande apreciador de Shakespeare e, curiosamente, um músico amador. Actualmente vive, em Londres, com a esposa e deputada Barbara Follett.
Boas leituras!