“Um mundo sem fim”, de Ken Follett

Há muito tempo que queria ler este livro, não só por ter visto a série (e ter a adorado), mas também por gostar da escrita de Ken Follett. Conheci-o através do thriller histórico “Nome de Código: Leoparda” e há muito que desejava aventurar-me nos seus livros mais conhecidos.

Primeiro volume:
“Um mundo sem fim” é um relato histórico narrado num ambiente fictício da idade média. Lembra-me um pouco \”O Nome da Rosa\”, de Umberto Eco, nas partes em que o autor descreve o convento.

A acção passa-se em Kingsbrige, uma pequena localidade da Grã-Bretanha no século XIV. Durante o enredo, acompanhamos a história de quatro importantes personagens: Merthin (o arquitecto), Ralph (o cavaleiro fora da lei), Caris (a culta) e Gwenda (a mulher tradicional).

Fascinei-me completamente com Merthin e Caris. A ascensão do arquitecto, diferente do irmão Godwyn que é demasiado ambicioso e derruba todos para atingir os seus fins,

O irmão de Ralph é humilde e gosta de ajudar os mais necessitados. O seu talento é invejado pelo antigo mestre, todavia, consegue alcançar o que deseja. Caris é uma mulher moderna, devia viver no nosso século. Ela não pretende casar e almeja possuir uma carreira. Se vivesse nos dias de hoje seria uma feminista! Ela é uma curandeira e em criança sonhava ser médica. O seu amor pelo arquitecto fará com que ela mude alguns dos seus objectivos,

Existem algumas personagens que têm um papel fundamental nesta história como é o caso de Edmund (o pai de Caris); Annet (uma das vítimas de Ralph) e Wulfric (marido de Gwenda, ainda que revele estar eternamente apaixonado por Annet)

Por fim, gostaria de salientar o papel da igreja: Godwyn (o antagonista) é um obstáculo na vida destas quatro personagens. É sabido que o clero tem muito poder na idade média. É responsável pelo ensino, comércio e a cultura da cidade, porém, neste mosteiro, as freiras ainda são poderosas. É a irmã Cecília que fornece o dinheiro para os vários investimentos, e é com ela que os monges se aconselham. Depois de Caris e Merthin, Cecília é uma das personagens mais complexas desta grande obra.

Esta primeira parte termina com uma grande surpresa. Uma reviravolta que mudará completamente os acontecimentos da acção.

Segundo volume:
Este segundo volume está repleto de reviravoltas, traições, roubos e algumas mortes. É nesta parte que as personagens têm de enfrentar uma nova ameaça: a peste.

Caris foi obrigada a entrar no convento, e a sua inteligência pode leva-la a madre abadessa. Merithin partiu para Florença e tornou-se num grande mestre-de-obras. Gwenda tornou-se uma mãe de três belos filhos. E Ralph partiu para guerra como cavaleiro do rei, e as suas ambições podem permitir que ele seja conde.

Lembro-me de ter visto a série e ter amado na altura. Realço que este segundo volume acrescenta muito à vida das personagens. Sabemos o que acontece depois da peste… E não se encerra de modo aberto. Cada personagem tem o destino que merece!

Em suma, \”Um Mundo Sem Fim\” é um grande romance histórico que teve um reconhecimento mundial impressionante e, que continuará a oferecer os seus leitores uma visão da idade média menos tenebrosa e mais luminosa.t

Sobre o autor:
Nascido em Cardiff, no País de Gales, a 5 de Junho de 1949, Ken Follett é formado em Filosofia pelo University College. Começou a sua carreira como jornalista South Wales Echo e, mais tarde, transitou para o London Evening News. “The Big Needle”, romance editado em 1974, marcou a sua estreia no mundo literário. Tem estado associado a diversas associações para a promoção da literacia e da leitura. Aos 68 anos, é membro da Welsh Academy e Fellow da Royal Society of Arts. O autor é um grande apreciador de Shakespeare e, curiosamente, um músico amador. Actualmente vive, em Londres, com a esposa e deputada Barbara Follett.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Um mundo sem fim” – Volume I, de Ken Follett (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-mundo-sem-fim-volume-i-ken-follett/218862
“Um mundo sem fim” – Volume II, de Ken Follett (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-mundo-sem-fim-volume-ii-ken-follett/219961

Leitores residentes no Brasil:
“Mundo sem fim”, de Ken Follett (Editora Arqueiro, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Mundo-sem-fim-Ken-Follett/dp/8580414733

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top