Num momento em que já foi divulgado que haverá uma quarta temporada da série baseada nos livros de Caroline Kepnes, sendo que este é o livro inaugural da mesma, hoje, trago-vos a minha opinião sobre \”Tu\”, que foi editado em Portugal pela Editorial Presença no ano de 2019. Do outro lado do Atlântico, no Brasil, foi a Editora Rocco que o publicou, um ano antes, sob o título de \”Você\”.
Quem tem visto os meus insta stories, ultimamente, sabe que acabei de ver a série hà pouco tempo e como fiquei completamente envolvida pela história, depois de saber que era baseada em livros, decidi comprar logo a coleção toda.
Antes de trazer a minha opinião, segue uma pequena sinopse para quem ainda não conhece a história.
Certo dia, uma jovem atraente entra na livraria onde Joe Goldberg trabalha. O seu interesse imediato leva Joe a pesquisar de imediato, no Google, tudo sobre a vida desta jovem, Guinever Beck.
Como ela utiliza imenso as redes sociais, Joe consegue descobrir os detalhes mais íntimos da sua vida. Assim, ele vai controlando a vida de Beck, de uma forma obsessiva e sem que ninguém se aperceba. Aos poucos, e com o passar do tempo, Joe remove qualquer obstáculo que se coloque entre ambos e faz de tudo para que eles fiquem juntos, mesmo que isso implique 𝗺𝗮𝘁𝗮𝗿.
A narrativa é toda narrada pelo Joe. Gostei bastante disso porque conseguimos perceber como o cérebro dele funciona, temos uma noção da forma como ele vê as coisas e devo dizer que, em certos aspetos, é aterrorizante perceber como ele pensa.
Contudo, mesmo ele sendo descrito como um psicopata, ganhei um enorme carinho por ele.. (será que eu sou normal?!) não me julguem.. Mas senti que ele só queria pertencer a alguém, que ele sente o amor mais forte do que devia. Que faz de tudo para ficar com quem ama.
Em relação à Beck… Desculpem, mas não gostei nada dela. Que livro não é..?! Devia não gostar do assassino, no entanto, não gosto da vítima. Achei ela muito \”mostrada\”, muito pãozinho sem sal, as atitudes dela para com o Joe.., só falava com ele quando precisava de algo, só falava dela e dos problemas dela.. não consegui gostar dela e senti até pena do Joe. Fiquei mesmo a pensar: \”parte para outra.. ela não te merece.\” E deparei-me, ao longo da leitura, a defendê-lo.
Em suma, gostei imenso deste livro. Fiquei agarrada as paginas desde o início.
Foto: Caroline Kepnes por Sxott Joseph Anthony
Sobre a autora:
Nascida em Cape Cod, Massachusetts, Caroline Kepnes vive em Los Angeles. “Tu”, o seu primeiro romance, que foi finalista do New Blood Award da Crime Writers Association, está traduzido em vinte línguas e foi adaptado, com grande sucesso, pela Netflix à série homónima de televisão. Surgiu, entretanto, a sequela “Hidden Bodies”. Posteriormente, a autora publicou “Providence”, o seu romance mais recente.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Tu”, de Caroline Kepnes (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/tu-caroline-kepnes/23154809
Leitores residentes no Brasil:
“Você”, de Caroline Kepnes (Editora Rocco, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Voc%C3%AA-Caroline-Kepnes/dp/853253094X
Boas leituras!