\”Torto Arado\”, de Itamar Vieira Junior, arrecada o Prêmio Jabuti 2020, na categoria de Melhor Romance

Ontem, \”Torto Arado\”, o primeiro romace de Itamar Vieira Junior, que resgata o lado rural do Brasil e aborda os temas do racismo e da escravidão, arrecadou o Prêmio Jabuti de 2020, na categoria de \”Melhor Romance\”, superando livros de autores como Chico Buarque, Adriana Lisboa ou Paulo Scott.

Este é um romance poderoso que, apesar de ter nascido na Bahia, atravessou o Atlântico e conquistou os leitores portugueses, que ficaram a conhecer a narrativa das irmãs Bibiana e Belonísia, após Itamar Vieira Junior ter vencido o Prémio LeYa em 2018. Em solo lusitano, a obra saiu em Fevereiro de 2019 e, em agosto do mesmo ano, chegou ao Brasil, através da Editora Todavia.

Relembro que, na época de atribuição do Prémio LeYa, em outubtrp de 2018, o júri do Prémio Leya justificou a entrega do galardão pela “solidez da construção, o equilíbrio da narrativa e a forma como” a obra “aborda o universo rural do Brasil, colocando ênfase nas figuras femininas, na sua liberdade e na violência exercida sobre o corpo num contexto dominado pela sociedade rural patriarcal”.

Além disso, recentemente, este livro que, segundo, Mirna Queiroz, da Revista Pessoa, \”traz a herança dos clássicos\”, chegou a Itália, sob a o título de \”Aratro Ritorto\”, pela Tuga Edizioni, e ainda pode vencer o Prémio Oceanos, onde é um dos 10 finalistas.

“É com satisfação que constato que a atribuição do Prémio LeYa contribuiu para revelar e consagrar um jovem escritor brasileiro não só em Portugal como no Brasil. E este é um dos objectivos do Prémio – revelar novos talentos da literatura em língua portuguesa. Estão de parabéns Itamar Vieira Junior e o Prémio LeYa.” — Manuel Alegre, presidente do júri do Prémio LeYa

Contudo, esta não foi a primeira vez que uma obra de Itamar Vieira Júnior concorreu ao Jabuti. O autor foi finalista na categoria de Conto, em 2017, com o livro \”A Oração do Carrasco\”, obra selecionada pelo edital setorial de literatura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Antes de \”Torto Arado\”, o autor só tinha apenas publicado contos.

Caso queira, pode assistir à cerimónia de entrega deste que é considerado o galardão mais importante do Brasil:

Pode ficar a conhecer a lista completa dos premiados, distribuídos por 20 categorias das áreas de Literatura, Ensaio, Livro e Inovação, no site do Prémio Jabuti, aqui.

Foto: Itamar Vieira Junior por Miguel Manso

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. Itamar Vieira Junior é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. O seu último trabalho é o romance, “Torto Arado”, galardoado com o Prémio LeYa em 2018 e com o Prêmio Jabuti, na categoria de \”Melhor Romance\”, em 2020.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (LeYa Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/torto-arado-itamar-vieira-junior/22818702

Leitores residentes no Brasil:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/torto-arado-1-ed-2019/artigo/c253ee34-2b2b-42ed-bd21-831f850970d2

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top