Este clássico de Virgínia Woolf aborda a temática do casamento e da infância. Um monólogo de tristeza e dor. A sua narração é marcada pela morte de Mrs Ramsay, um acontecimento que influencia, profundamente, a vida da jovem Lily.
A obra é contada através de diferentes perspectivas, nas quais que se pode observar uma dicotomia entre Mrs Ramsay e Lily.
Mrs Ramsay com a sua beleza intemporal, é comparada com a rainha Vitória e a sua família perfeita. Já, Lily é retratada como uma mulher independente, uma artista que se recusa a casar.
Outra personagem importante nos acontecimentos é Mr. Ramsay. Ele é uma personagem conflituosa, sendo por um lado um homem bastante culto, admirador da literatura,contudo, não deixa de ser autoritário que gosta de seduzir mulheres. É descrito pelo filho, James, como sendo tirano.
Esta narrativa apresenta-se dividida entre três momentos.”The Window”. Nesta primeira parte. Mrs. Ramsay relata os momentos de felicidade da família Ramsay vistos pelos seus olhos.
Em “Times Passes”, o momento de passagem do tempo: a mudança, a guerra, a morte e a crueldade, sem destacar nenhuma personagem.
“To the Lighthouse” , a jornada ao farol que é anunciada no início da história. Esta última parte é vista pelos olhos de Lily, esta que possui uma profunda admiração por Mrs Ramsay.
Esta é o livro mais autobiográfico da escritora, baseado nas próprias experiências familiares da própria, nomeadamente, a morte da sua mãe Julie. A narração é feita de memórias e emoções da era Vitoriana
“To the Lighthouse”é uma obra que consagra uma era de solidão e perda. Uma história capaz de captar as mais profundas sensações, procurando na arte, a sua redenção.
Em Portugal, este romance de Virginia Woolf está incluido numa edição de dois volumes, editados pela Relógio D’Água, onde encontramos a maioria das suas obra
Boas leituras!