“The birds”: Obra da escritora inglesa Daphne du Maurier, imortalizada em filme por Alfred Hitchcock, vai ser adaptada para série televisiva pela BBC

Daphne du Maurier deixou a sua marca na literatura inglesa do século XX, sobretudo, devido à publicação da coletânea de contos “The birds and the other stories”. Sensivelmente, 11 anos depois, em 1963, o conto “The birds”, originalmente incluído na sua colecção intitulada “The apple tree” publicada pela Penguin Books, foi imortalizado numa longa metragem dirigida por Alfred Hitchcock que, ainda hoje, é considerada uma das suas obras-primas. Agora, é a vez da BBC adaptar este clássico da literatura de terror.

Decidida a resgatar esta história, brilhantemente escrita por Daphne du Maurier, a BBC vai adaptá-la, desta vez, para uma série televisiva. Segundo o Le Figaro, célebre tablóide francês, o produtor David Heyman será o líder desta nova produção. Ele que possui no seu currículo, a produção de todas as longas metragens da saga Harry Potter. No que toca ao argumento já estará, neste momento, a ser trabalhado pelo argumentista e realizador Conor McPherson.

Contudo, esta nova versão vai seguir mais a narrativa original de Daphne, tentando fazê-lo de forma rigorosa, distanciando-se assim da versão realizada pelo mestre do suspense.

Outra das diferenças estará no cenário que servirá de fundo à série: Enquanto, Bodega Bay, cidade situada no estado da Califórnia foi a cidade escolhida no filme da década de 1960, a ação desta nova adaptação vai acontecer em Cornwall, local onde a autora viveu e faleceu a 19 de Abril de 1989, aos 81 anos.

Acrescento ainda que a linha temporal no qual a história vai decorrer também é, ligeiramente, diferente, na medida em que, ‘The birds‘, de Hitchcock, passa-se no início dos anos 60 e a série ocorrerá na década de 50, imediatamente após o término da Segunda Guerra Mundial.

Devo salientar que para além do sucesso obtido pela obra “The birds”, Daphne du Maurier recebeu o primeiro National Book Award, prestigiado prémio literário, atribuído nas terras do Tio Sam,  pela sua obra “Rebecca”, outro dos seus trabalhos, igualmente, adaptado por Hitchcock, em 1940, tendo vencido dois Oscars.

Muito provavelmente, esta adaptação de “The birds” será mais um grande sucesso com o selo de qualidade da BBC, todavia, ainda não estão previstas quaisquer datas para o início das filmagens, muito menos, para a estreia.

Sobre a autora:
Nascida no seio de uma família proeminentemente artística e literária, em Londres, a 13 de maio de 1907, Daphne du Maurier publicou os seus primeiros trabalhos na revista Bystander, que resultou num contrato com um agente literário. Em 1931, lançou o romance “Apaixonados”, o primeiro de mais de duas dezenas que publicaria ao longo da sua carreira. É principalmente reconhecida por duas histórias, “Rebecca” (1938) e “Os pássaros” (1952), ambas adaptadas ao cinema por Alfred Hitchcock. A sua novelística é marcada pela sugestão de elementos sobrenaturais, episódios imbuídos do espírito gótico e raramente com finais felizes. Em 1969, pelo inegável contributo que deu à literatura inglesa, é nomeada dama da Ordem do Império Britânico. Faleceu em casa, no condado da Cornualha, em 1989.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Os pássaros e outros contos macabros”, de Daphne du Maurier (Editora Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/os-passaros-e-outros-contos-macabros-daphne-du-maurier/23758471

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top