É realmente uma honra ser parceiro da Edições Saída de Emergência, uma editora com um catálogo inundado de qualidade literária com autores que vão desde George R. R. Martin, Claire North, Anne Bishop, Terry Pratchett, Nora Roberts, Ursula K. Le Guin, Victoria Aveyard e, agora, Marjorie Liu, vencedora de um Hugo Award, no presente ano de 2017, pela sua obra “Monstress”. A obra com a qual vence um Hugo Award, já tinha sido nomeada, em 2016, para um Eisner Award.
“Monstress” arrecadou um Hugo Award na categoria de Melhor Banda Desenhada de 2017. Este prémio foi instituído em 1955 e pretende distinguir as melhores obras de ficção científica, quer sejam romances, graphic novels, filmes ou séries de televisão.
A premiada saga foi, originalmente, dividida em 12 volumes individuais. No entanto, presentemente, esses mesmos volumes foram reunidos e relançados numa duologia, neste caso, “Monstress: The awakening” e “Monstress: The blood”. As belas ilustrações desta graphic novel foram desenhada por Sana Takeda.
Em Monstress: The Awakening, nós acompanhamos Maika Meiolobo, uma jovem sobrevivente de uma guerra cataclísmica entre os humanos e os arcânicos, uma raça descendente dos Anciãos, constituída por seres híbridos. Entretanto, Maika é escravizada por um grupo de bruxas, pois, estas desconfiam que a jovem possui poderes que lhes estão ocultos.
Apesar disso, ela não desiste de saber mais sobre o seu passado, visto que, para si, ele ainda permanece bastante misterioso. É durante esse processo que descobre que consegue comunicar com uma poderosa criatura de outro mundo, através de uma ligação psíquica.
É neste mundo singular, inspirado na Ásia oriental, cuja beleza é marcadamente, um reflexo da art déco, onde se vive um ambiente repleto de opressão e violência que Maika se torna, simultaneamente, numa caçadora e numa presa, aos olhos daqueles que desejam usá-la, colocando-a no epicentro de toda a guerra que ocorre de forma devastadora entre humanos e seres sobrenaturais. Contudo, é, precisamente, no meio de todo este caos, que o seu monstro interior, começa, lentamente, a despertar.
Para Neil Gaiman, um dos mais aclamados e respeitados autores da atualidade, “Monstress” é “uma notável e maravilhosa história de magia e medo.”.
Sobre as autoras:
Nascida na cidade de Filadélfia em 1979, foi em Seattle que Marjorie Liu cresceu. Já trabalhou na Marvel Comics, tendo escrito para várias revistas, nomeadamente: para a NYX, X-23, Dark Wolverine e Astonishing X-Men. Autora bestseller do New York Times, tendo começado a carreira nos anos 2000. Desde criança, desenvolveu o gosto pela leitura, tendo lido autores como Jorge luís Borges, Robert Louis Stevenson, Joseph Campbell e Charles de Lint. É autora da saga “Monstress”, vencedora do Hugo Award em 2017, em dupla com Sana Takeda, Atualmente, vive em Boston.
Nascida em Niigata. no Japão, Sana Takeda foi designer na Sega e tem extenso trabalho publicado com a Marvel. É ilustradora da saga “Monstress”, vencedora do Hugo Award em 2017, em dupla com Marjorie Liu, Atualmente, vive em Tóquio.
Boas leituras!