\”Shuggie Bain\”, de Douglas Stuart, tem edição portuguesa, em 2021, pela Alfaguara Portugal

Acabou de ser agraciado com o Booker Prize deste ano, no dia de ontem, e a Alfaguara Portugal, chancela da Penguin Random House, já garantiu a publicação da obra em solo lusitano no ano de 2021.

Este romance de estreia do escocês Douglas Stuart, de traços autobiográficos, baseia-se na infância e juventude do próprio autor, passada em Glasgow, na década de 1980. Conta a história de um filho homossexual, Shuggie, e da sua mãe alcoólica, Anne. 

“Cresci em Glasgow nos anos 80 e foram tempos muito duros. A minha mãe era alcoólica e morreu quando era criança, e durante 30 anos carreguei essa perda, esse amor, esse sofrimento, e quis contar o que foi crescer como gay naquela cidade.” — Douglas Stuart

Nas palavras de Clara Capitão, editora da Alfaguara, ela descreveu a personagem Shuggie como “inesquecível” e “de tal forma real, que ainda hoje, vários meses passados sobre a leitura, dou por mim a imaginar como estará ele, se a vida andará a tratá-lo melhor”.

Foi através de um comunicado que a editora revelou que leu \”Shuggie Bain\” durante o confinamento, em março.

“Era uma leitura dura, talvez não a mais recomendada para um momento em que todos estávamos tão assustados. Mas ler aquela história, ao mesmo tempo tão triste e tão bonita, deu-me a possibilidade de olhar para lá do meu universo doméstico e relativizar as minhas queixas ou preocupações. Este livro tem uma extraordinária capacidade de despertar uma profunda empatia e compaixão, de mostrar que temos de estar mais atentos e disponíveis para os outros, agora e sempre.” — Clara Capitão, editora da Alfaguara Portugal

Foto: Booker Prize/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu e cresceu em Glasgow, na Escócia. Depois de se formar no Royal College of Art, Douglas Stuart mudou-se para Nova Iorque e começou uma carreira na área do Design. Os seus contos, “The Englishman’” e “Found Wanting”, figuararam na revista The New Yorker. O seu ensaio sobre Género, Ansiedade e Classe foi publicado pelo Lit Hub. Aos 43 anos, “Shuggie Bain” é o seu romance de estreia e foi um dos finalistas do National Book Award, um dos finalistas do Center for Fiction First Novel Prize, finalista do Kirkus Prize e venceu a edição de 2020 do Booker Prize.

Sugestão de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
“Shuggie Bain”, de Douglas Stuart (Edição em língua inglesa, vencedor do Booker Prize 2020, Pan MacMillan, Wook):
https://www.wook.pt/livro/shuggie-bain-douglas-stuart/23784861

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top