Pilar del Rio encerra as sessões de 2022 do Encontro de Leituras

Para fechar este ano de 2022, durante o qual se comemorou o centenário do nascimento de José Saramago, a última sessão do Encontro de Leituras, planeada para este mês de dezembro, a convidada é a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río que, é desde 2010, cidadã portuguesa e vive em Lisboa. A também presidente da Fundação José Saramago é a autora da obra “A Intuição da Ilha”, editada em Portugal em Agosto passado pela Porto Editora e no Brasil pela Companhia das Letras.

O encontro, que discutirá este livro acontece a 13 de Dezembro às 22h de Lisboa (19h de Brasília) via Zoom, como habitualmente, é aberto a todos os que queiram participar. A ID é a 863 4569 9958 e a senha de acesso 553074.

\"\"
\”A Intuição da Ilha\”. de Pilar del Rio
(ed. Porto Editora, 376 páginas)

Logo no início de “A Intuição da Ilha”, Pilar del Río recorda que, no dia 24 de Abril de 1992, o escritor José Saramago recebeu na sua casa em Lisboa o jornalista Torcato Sepúlveda (1951- 2008). No dia seguinte, o jornal traria a notícia de que “o Governo de Cavaco Silva tinha eliminado um livro de José Saramago escolhido por três instituições culturais para representar a nova literatura portuguesa na Europa”.

Tratava-se do romance “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e seguiu-se a polémica e o debate nacional e internacional sobre a decisão.

José Saramago sentiu vergonha do cerrar fileiras por parte do Governo do seu país com a decisão absurda de um dos seus membros. Foi então que expressou por palavras a ideia da ilha: ‘E se fôssemos viver para Lanzarote?’ Uns meses antes, José Saramago tinha visitado Lanzarote. Conheceu a ilha pela mão de uns cunhados que ali viviam e descobriu o silêncio dos vulcões ao cair da tarde.”
— Pilar del Río

“A Intuição da Ilha”, além dos textos onde Pilar recorda o quotidiano de José Saramago em A Casa, a vivenda onde o casal viveu entre 1992 e 2010 em Lanzarote, nas ilhas Canárias, com os seus cães Greta, Pepe e Camões, a família e os amigos que ali os visitavam (Sebastião Salgado, Susan Sontag, Ernesto Sábato, María Kodama, Carlos do Carmo, etc.) tem gravuras feitas por Juan José Cuadrado e inclui, em extratexto, fotografias do arquivo da Fundação José Saramago e a reprodução da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.

O poeta e biógrafo de José Saramago e professor de Literatura espanhola Fernando Gómez Aguilera, que assina o prefácio, considera que Pilar del Río “dá forma cintilante à épica quotidiana de Saramago em Lanzarote, enquanto compõe um hino à cultura da hospitalidade praticada em sua casa, onde o partilhar se cinzelou com os caracteres de uma lei”.

O autor de *Ensaio sobre a Cegueira”, lembra Gómez Aguilera, dizia que ter ido viver para Lanzarote foi uma das melhores coisas que lhe sucederam na vida.

Numa destas crónicas, a autora explica a razão pela qual quis escrever este livro:

“A obra de José Saramago pode encontrar-se nas casas dos leitores, em bibliotecas ou em livrarias de todo o mundo. Cada leitor constrói o autor e mantém com ele, ou com ela, a sua própria relação. Este livro não pretende interferir na relação entre quem lê e o autor, simplesmente conta detalhes da passagem do escritor pela ilha que escolheu para viver até ao último suspiro, se é que os autores alguma vez deixam de respirar: há pessoas que dizem sentir nas bibliotecas organizadas com amor um certo murmúrio que bem poderia
ser o pulsar dos escritores”.
— Pilar del Río

Considera-o um livro para amigas e amigos que tem como missão “continuar a respiração que se sente na biblioteca de A Casa e partilhá-la.”

O Encontro de Leituras junta leitores de língua portuguesa uma vez por mês e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. É moderado pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do jornal Público dedicado aos livros, o Leituras, e pelo jornalista da Folha de S. Paulo Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não-ficção.

Neste clube de leituras já foram discutidas obras de nomes como Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Nádia Battella Gotlib (representando Clarice Lispector), José Luís Peixoto, Marília Garcia, Jeferson Tenório, Afonso Reis Cabral, Fernanda Torres, Laurentino Gomes, Afonso Cruz, Tatiana Salem Levy, José Eduardo Agualusa, Paulina Chiziane, Giovana Madalosso, Ana Luísa Amaral e Fernanda R. Miranda (representando Carolina Maria de Jesus), Benjamin Moser (representando Susan Sontag), Paulo Scott, Yara Nakahanda Monteiro, Julián Fuks e Dulce Maria Cardoso, Andréa del Fuego, Rui Tavares e Luís Cardoso.

Foto: Pilar del Rio por Igor Martins

Sobre os autores:
Nascida em Sevilha, Espanha, Pilar del Rio, que é jornalista, viveu dezoito anos em Lanzarote e em 2010 tornou-se cidadã portuguesa. Desde “Todos os Nomes”, passou a ser tradutora da obra de José Saramago para o espanhol. Preside a Fundação José Saramago. Vive em Lisboa.

Nascido a 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, José Saramago foi obrigado, devido a dificuldades económicas, a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor e, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Intuição da Ilha – Os dias de José Saramago em Lanzarote”, de Pilar del Rio (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-intuicao-da-ilha-pilar-del-rio/26857397
“As 7 vidas de José Saramago”, de Filomena Oliveira e Miguel Real (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/as-7-vidas-de-jose-saramago-miguel-real/27412871

Leitores residentes no Brasil:
“A Intuição da Ilha – Os dias de José Saramago em Lanzarote”, de Pilar del Rio (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/intui%C3%A7%C3%A3o-ilha-dias-Saramago-Lanzarote/dp/6559211096

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top