Hoje, chega à livrarias, através da Antígona, \”A Liberdade é uma Luta Constante\”, uma coleção de ensaios, entrevistas recentes e discursos da célebre activista Angela Davis, uma filósofa, professora acadêmica que, até ao momento, não tinha obras publicadas em Portugal. É considerada uma das maiores vozes negras dos EUA, no que diz respeito à luta contra a discriminação social e racial e, ainda, na defesa dos direiitos das mulheres e da igualdade de género, na década de 70 do século XX, fazendo parte do Partido Comunista Americano e do movimento Black Panthes. As 192 páginas da edição portuguesa contam com uma introdução escrita por Frank Barat, o prólogo é da autoria de Cornel West e a tradução ficou a cargo de Tânia Ganho.
Angela Davis foi uma das vozes que mais alto falou contra a guerra do Vietname e integrou o movimento Black Panther. No final da década de 60 inscreveu-se no Partido Comunista Americano, tornando-se uma figura de protagonismo, sobretudo, nas ações feministas iniciadas nessa mesma década, o que a elevou ao patamar dos principais na luta pelos direitos civis, onde eu incluo, sem qualquer dúvida, Maya Angelou. Ainda assim, no lado masculino, não posso deixar de mencionar o nome do mítico Martin Luther King, com o seu discurso \”Eu Tenho um Sonho\” e o de James Baldwin. Ainda hoje, Angela Davis faz parte da história americana da segunda metade do século XX, não só como ativista mas, também, como filósofa, académica e autora.
Neste livro que acaba de chegar, Davis lança uma nova luz sobre as lutas contra a violência de Estado e a opressão em vários pontos do mundo – da Palestina à África do Sul –, num processo de desmontagem das estruturas do sistema capitalista (patriarcado, supremacia branca, políticas imperiais) que sobrevivem, somente, com base na eternização de conflitos.
Esta é, paralelamente, uma reflexão sobre os combates históricos do movimento negro nos Estados Unidos, o lugar central do feminismo na desconstrução das relações de poder e a abolição dos sistemas prisional e industrial.
\”A Liberdade é Uma Luta Constante\” obriga-nos a olhar para lá do nosso quintal, para os «reservatórios de esperança e optimismo» que encontramos nas colectividades resistentes. Quando dar tréguas à injustiça é multiplicar formas de submissão, Angela Davis desafia-nos a dar o exemplo, fazendo a nossa parte por um movimento global de libertação humana.
Foto: Angela Davis por Hulton Archive
Sobre a autora:
Nascida a 26 de Janeiro de 1944, no estado do Alabama, Angela Davis é filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis. Como ativista, integrou o grupo Panteras Negras e o Partido Comunista dos Estados Unidos. Na década de 1970, foi presa e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha \”Libertem Angela Davis\”. Foi candidata a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Autora de vários livros, entre os quais o clássico \”Mulheres, Raça e Classe\”, a sua obra é marcada por um pensamento que visa romper com as assimetrias sociais.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”A Liberdade é uma Luta Constante\”, de Angela Davis (Antígona, site da editora):
https://antigona.pt/products/a-liberdade-e-uma-luta-constante
Leitores residentes no Brasil:
\”A Liberdade é uma Luta Constante\”, de Angela Davis (Boitempo, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-liberdade-e-uma-luta-constante-1-ed-2018/artigo/34bcd59c-9913-45ee-9895-1927b84415d7
\”Mulheres, Raça e Classe\”, de Angela Davis (Boitempo, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/mulheres-raca-e-classe-1-ed-2016/artigo/238f05f9-11f2-4313-949c-2887250c2cd6
\”Mulheres, Cultura e Política\”, de Angela Davis (Boitempo, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/mulheres-cultura-e-politica-1-ed-2017/artigo/c124ec48-958f-4bfa-b904-4c436ef686bf
\”Uma Autobiografia\”, de Angela Davis (Boitempo, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/uma-autobiografia-1-ed-2019/artigo/c012da15-622b-413c-b88f-6823131c2470
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!