Quando os fãs de Tolkien, pensavam que já conheciam todo o seu legado, sabe-se que, em junho do próximo ano, a HarperCollins UK vai publicar um volume de ensaios inéditos, até agora, de J.R.R. Tolkien sobre a Terra Média.
“É sabido que J.R.R. Tolkien publicou «O Hobbit» em 1937 e «O Senhor dos Anéis» entre 1954 e 1955. O que talvez é menos conhecido é que ele continuou a escrever sobre a Terra Média nas décadas que se seguiram até aos anos que antecederam a sua morte, em 1973. Para ele, a Terra Média fazia parte de um mundo a ser explorado e os textos de \”The Nature of Middle-Earth\” revelam as viagens que ele realizou para tentar compreender melhor a sua criação única.” — Chris Smith, Vice-Diretor Editorial da HarperCollins
Com o título de \”The Nature of Middle-Earth\”, a obra reúne textos escritos nas décadas que se seguiram à publicação da aclamadíssima trilogia \”O Senhor dos Anéis\”. Os temas tratados vão desde a imortalidade e reencarnação dos elfos às barbas, passando pela geografia de Gondor.
Em comunicado, a editora classificou este livro como uma “arca do tesouro”, capaz de fazer os leitores viajarem até ao mundo de \”O Senhor dos Anéis\”.
Já aprovado pelo Tolkien Estate, este volume tem edição de Carl F. Hostette, que é especialista na obra do escritor inglês e diretor da Elvish Linguistic Fellowship, uma organização internacional dedicada ao estudo das línguas criadas por Tolkien. Hostette, que segundo o The Guardian é engenheiro informático na NASA desde 1985, colaborou com Christopher Tolkien, filho do autor.
Christopher, executor literário de Tolkien desde a sua morte, foi, até há muito pouco tempo, o responsável pela publicação das obras do pai e o fiel guardião do seu espólio. Entre os trabalhos inéditos que deu a conhecer destaca-se \”Silmarillion\”, um conjunto de histórias mitológicas da Terra Média dadas a conhecer em 1977, depois de um trabalho de organização e compilação que demorou quatro anos. Relembro que Chistopher Tolkien faleceu, aos 95 anos, em janeiro deste ano.
Com a insolvência da Publicações Europa-América, a editora portuguesa que, durante anos a fio, detinha os direitos de publicação das obras de J. R. R. Tolkien, desde 2018 que é a Editorial Planeta que tem vindo a publicar as famosas peças de ficção fantástica deixadas pelo escritor, sendo que já editou \”Beren e Lúthien\”, \”A Queda de Gondolin\” e, mais recentemente \”A Sociedade do Anel\”, o volume inaugural da sua obra-prima. No Brasil, a trilogia já foi reeditada pela Harper Collins Brasil.
Foto: J. R. R. Tolkien por Haywood Magee
Sobre o autor:
Nasceu na África do Sul, de pais ingleses, em 1892. Tinha 4 anos quando o pai morreu e foi já em Inglaterra que fez os seus estudos, concluídos em 1915, na Universidade de Oxford. Alistado no Exército Inglês, combateu na Primeira Grande Guerra e foi vítima da \”febre-das-trincheiras\”, que o levou a estar hospitalizado durante um ano. A seguir à guerra, trabalhou na equipa que organizou o \”Dicionário Inglês de Oxford\” e começou a lecionar, primeiro, na Universidade de Leeds, depois, na de Oxford. Tolkien era um especialista do Old English (que vai do séc. VIII a.C. ao séc. XII d.C.) e do Middle English (que vai do séc. XII ao XVI). \”O Hobbit\”, o seu primeiro livro (já publicara textos académicos, nomeadamente, em colaboração com E. V. Gordon, \”Sir Gawain and the Green Knight) escreveu-o em 1937, e a trilogia de \”O Senhor dos Anéis\” foi publicada nos anos de 1954 e 1955. No entanto, J.R.R. Tolkien viria a morrer, com 81 anos, em 1973.
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!