Esta semana, o Diogo Simões traz-nos a sua opinião sobre o segundo livro desta trilogia da Cassandra Clare, editada em Portugal pela Editorial Planeta Portugal.
Mais uma vez, Cassandra Clare entregou uma história carregada de magia, fantasia, romance, drama e suspense. Não me lembro de, alguma vez, um livro seu denotar um crescimento de personagens tão profundo quanto este. Na verdade, penso que esta nova trilogia aprendeu muito com aquela que primeiro nos deu a conhecer este mundo belíssimo que paira sobre a mente da autora.
A verdade é que as mais de 600 páginas não conseguem ser suficientes para pôr fim às saudades que sentirei da história, enquanto o próximo livro não sai. Os momentos de tirar o fôlego são bastantes, e por mais que a leitura possa parecer custar no primeiro bloco do livro, o mesmo não se pode dizer dos seguintes, visto que possui momentos que nos fazem querer ler e não ler, para que o fim tarde em chegar.
Ainda assim, o fim é inevitável, e o mesmo o foi para algumas personagens, enquanto outra muito querida dos livros originais ganha um grande mistério em seu redor. Para suportar esta narrativa, temos personagens deliciosas e complexas, com momentos que nos fazem suspirar por diálogos tão bem escritos e com verdades que, a nós leitores, muitas vezes custam a acreditar.
Confesso que também fiquei surpreso com a capacidade que a autora teve em nos dar momentos inesperados, algo que em livros passados, por vezes, pareciam ser previsíveis. Não de uma maneira fácil, é certo!, mas que foi, sem dúvida, elevado de uma maneira brilhante neste volume!
Os momentos de ação estão também presentes, sendo que esta nova trilogia ganha, sobretudo, pelas elevadas mensagens políticas que tão bem conseguimos transpor para o mundo concreto e atual.
Estou ansioso pelo próximo e irei perdurar o mais que aguentar a leitura. Por agora, terei que ficar pela série exibida pela Netflix!
Foto: Cassandra Clare por Tony Luong
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Cassandra Clare é autora bestseller do New York Times, USA Today, Wall Street Journal e Publishers Weekly com a sua série “Caçadores de Sombras”, escreveu a “Trilogia dos Arifícios Negros” e é, ainda, coautora de As Crónicas de Bane”, com Sarah Rees Brennan e Maureen Johnson. Vendeu mais de 50 milhões de livros em todo o mundo e as suas obras foram traduzidas em mais de 35 línguas. Cassandra vive em Massachusetts.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“O Senhor das Sombras” – Livro 2, Trilogia dos Artifícios Negros, de Cassandra Clare (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-senhor-das-sombras-cassandra-clare/20914085
“Lady Midnight” – Livro 1, Trilogia dos Artifícios Negros, de Cassandra Clare (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/lady-midnight-cassandra-clare/18910233
“Rainha do Ar e das Trevas” – Livro 3, Trilogia dos Artifícios Negros, de Cassandra Clare (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/rainha-do-ar-e-das-trevas-cassandra-clare/23214163
Leitores residentes no Brasil:
“O Senhor das Sombras” – Livro 2, Trilogia dos Artifícios das Trevas, de Cassandra Clare (Galera Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/senhor-das-sombras-1-ed-2017/artigo/4a6fc2a5-2714-4b0b-a93f-d36196418f66
“Dama da Meia-Noite” – Livro 1, Trilogia dos Artifícios das Trevas, de Cassandra Clare (Galera Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/dama-da-meia-noite-1-ed-2016/artigo/7057ac6e-3b8b-4c57-8aca-75e9439d02e6
“Rainha do Ar e da Escuridão” – Livro 3, Trilogia dos Artifícios das Trevas, de Cassandra Clare (Galera Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/rainha-do-ar-e-da-escuridao-1-ed-2019/artigo/a63dcba5-3323-4d7c-8a65-88b93379e1da
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!