O muito aguardado romance de estreia de Geovani Martins, “Via Ápia”, chega ás livrarias em setembro

Passaram-se quatro anos desde a estreia de Geovani Martins na caminhada da escrita. À época, ele trouxe-nos uma coletânea com 13 contos intitulada “O sol na cabeça”, o que o levou, de forma quase instantânea, a atingir a condição de fenómeno da ficção brasileira, com forte repercussão internacional, sendo publicado por grandes editoras em mais de dez países. Agora, o autor prepara-se para publicar a sua primeira história de maior fôlego, visto que o romance “Via Ápia”(ed. Companhia das Letras) vai chegar ás livrarias a 23 de setembro.

\"\"
“Via Ápia”, de Geovani Martins
(ed. Companhia das Letras, 344 páginas)

Nesta engenhosa narrativa sobre os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha, a trama é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer.

Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas – as suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.

Brilhante nos diálogos e mestre na narrativa, Martins é também certeiro no diagnóstico dos efeitos perversos da guerra às drogas. Ao enviar sua tropa de choque para a Rocinha, o Estado parece apresentar uma única resposta aos problemas do Brasil: a morte. A resposta dos moradores é bem outra: a vida, sempre ela, é o que faz a favela pulsar.

Foto: Geovani Martins/Divulgação; Fonte: Instituto Moreira Salles

Sobre o autor:
Nascido em 1991, em Bangu, no Rio de Janeiro, Geovani Martins nunca imaginou que seria escritor. Começou a ler, por sua iniciativa, na sua adolescência, livros de Machado de Assis, Jorge Amado, entre outros. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias, a Flup. Publicou alguns de seus contos na revista Setor X e foi convidado duas vezes para a programação paralela da Flip. Certo dia, disse à mãe que iria escrever um livro e que acreditava que iria conseguir viver da literatura. Entretanto, 12 dos 13 contos que estão presentes em “O Sol na Cabeça”, publicado em 2018, pela Companhia das Letras, são o resultado de 2 anos de trabalho dedicado. Antes dos 30 anos de idade, Geovani já conquistou elogios de autores como Chico Buarque, Milton Hatoum e Marcelo Rubens Paiva, o que faz dele um dos mais promissores autores da literatura brasileira. “Via Ápia” (2022, ed. Companhia das Letras) é o seu primeiro romance.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
**“Via Ápia”, de Geovani Martins (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Via-%C3%81pia-Geovani-Martins/dp/6559211185
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 23.09.2022

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top