A chilena Isabel Allende é uma contadora de histórias que nunca nos desilude. Os seus livros são sempre algo de especial e sabemos, mesmo sem os ler, que nos trarão uma profunda lição de vida. Neste livro, não foi diferente.
“O Amante Japonês” é a história de um grande amor que sobreviveu à infância, à adolescência, à idade adulta, à velhice. Um amor que sobreviveu ao afastamento provocado pela guerra entre os Estados Unidos e o Japão e, por conseguinte, à declaração de ódio feita aos japoneses e ao seu envio para campos de concentração. Um amor que quebrou as barreiras da distância, do tempo, da existência e da morte. Mas, mais do que a história de um grande amor, é um relato de uma vida vivida em pleno… de uma vida repleta de obstáculos… de uma vida que é um exemplo para outras personagens e para nós…
A história de amor e a vida secreta de Alma interessaram logo ao seu neto, Seth, mas, também, a Irina, uma funcionária da Lark House – um lar de idosos. Alma, mulher decidida e independente, deixou toda a família de boca aberta quando decidiu ir viver para um lar de idosos. Ainda assim, engana-se quem pensar que ela abdicou da sua liberdade.
Alma é uma mulher ligeiramente fria, devido, principalmente, às circunstâncias em que viveu. Ainda menina foi enviada para os Estados Unidos, pelos próprios pais, numa tentativa de a salvarem dos Nazis. Passou vários anos da sua vida sem nada saber dos pais e do irmão. Os primeiros foram vítimas de um regime de extrema-direita, o segundo foi dado como morto, embora, tenha sobrevivido e tenha sido salvo pela Resistência Francesa. Por isso, talvez não seja de admirar a grande necessidade que ela tinha de ser amada e de amar. Talvez, por isso tenha vivido um amor tão tórrido com um japonês e esse nunca se tenha apagado durante a sua vida.
Este livro é uma ode ao amor. E, quem o ler, desejará amar tão louca e profundamente como Alma fez durante toda a sua vida. Todos nós precisávamos de amar assim. Pois não há nada tão puro… tão forte… tão verdadeiro… tão magnífico… como um grande amor.
Foto: Isabel Allende por Quique García
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, “A Casa dos Espíritos”, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literal Literatura do Chile. Foi homenageada pelo anterior Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante distinção civil daquele país.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“O Amante Japonês”, de Isabel Allende (Porto Editora, WOOK):
https://www.wook.pt/…/o-amante-japones-isabel-alle…/16591269
“Longa Pétala de Mar”, de Isabel Allende (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/longa-petala-de-mar-isabel-a…/23245713
“A Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-casa-dos-espiritos-isabel-…/14591464
Leitores residentes no Brasil:
“O Amante Japonês”, de Isabel Allende (Bertrand Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/4f17d56b-8155-4a2f-8d9f-87e36…
“Longa Pétala de Mar”, de Isabel Allende (Bertrand Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/68ae1796-e3e7-4896-8857-7fd72…
“A Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende (Bertrand Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/a7ddf45a-9db9-4cee-83ca-b66f0…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!