Encenador Paulo Sousa Costa prepara a chegada da versão portuguesa de “The Mousetrap”, a magistral peça de Agatha Christie

Em cena em Londres há 67 anos, a mítica peça de Agatha Christie está a chegar a Portugal… e TODOS são suspeitos! A encenação é de Paulo Sousa Costa, a cenografia e figurinos de Fred Klaus, \”A Ratoeira\” estreia no dia 18 de Março, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa! Mais uma grande aposta da Yellow Star Company. Quanto aos horários, a peça estará em cena às quintas, pelas 21h30, às sextas, 21h30, aos sábados, 21h30 e, aos domingos, pelas 18h30.

Um jovem casal converte uma casa de campo num pequeno hotel, iniciando um negócio no ramo da hotelaria. Contudo, vive com dificuldades financeiras. Certa noite, devido a uma forte tempestade de neve, todos, sem qualquer exceção, se deparam com o facto de terem ficado isolados. Assim sendo, estão impedidos de saírem do hotel. Entretanto, chega o detective Trotter, que consegue ultrapassar as dificuldades da tempestade, deslocando-se até ao hotel com os seus esquis. Tortter vem avisar que um assassino anda à solta e a dirigir-se para lá, depois de ter cometido um homicídio em Londres.

Todavia, nessa mesma noite, quando uma das hóspedes aparece morta, fica evidente que o assassino já está no meio deles. A suspeita cai, de imediato, sobre Christopher Wren, um jovem que tem uma aparência semelhante à descrição do criminoso, divulgada pelo detetive.

Após um minucioso questionário, conduzido, naturalmente, pelo detetive, torna-se evidente que o assassino pode ser qualquer um deles e, nem os donos do hotel, estão fora dessa mesma lista.

No elenco desta nova produção, estão nomes como Ângelo Rodrigues, Sofia Sá da Bandeira, Filipe Crawford, Luís Pacheco, Henrique de Carvalho, Beatriz Barosa, Elsa Galvão e ainda… Ruy de Carvalho!

A primeira apresentação desta peça teatral escrita por Agatha Christie, sem se basear em qualquer uma das suas obras anteriores, ocorreu, a 6 de Outubro de 1952, em Londres. Desde essa altura, está em cena, ininterruptamente, sendo que, a partir de 1974, passou a ser representada np St. Martin Theatre. A 18 de Novembro de 2012, a peça atingiu as 25000 apresentações, o que faz com que seja a peça mais representada na história do Teatro,

Pode comprar o seu bilhete na Ticketline Portugal:
https://ticketline.sapo.pt/…/a-ratoeira-the-mouse-trap-48481

Foto: Yellow Star Company

Sobre a autora:
Nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita. Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam. Autora de cerca de 300 obras (entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia e seis romances publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott), viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mystery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top