Numa época que a questão migratória ainda está em cima da mesa, Jeanine Cummins vai ver o seu “American Dirt” a chegar a Portugal e ao Brasil

Já é considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck, “Terra Americana”, de Jeanine Cummins, é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer. O livro que faz parte das sugestões de leitura presentes na lista do Oprah\’s Book Club, de Oprah Winfrey, chega a Portugal, na próxima terça-feira, dia 10 de Março, pela Edições ASA e, oito dias depois, ao Brasil, pela Editora Intrínseca. A narrativa já está a ser adaptada para o cinema.

Lydia que simpatiza com Javier, desde o momento em que ele entra na sua livraria. Ali está um raro cliente com interesse real em literatura, um leitor que não faz, definitivamente, as escolhas óbvias. Nas visitas seguintes, um envolvimento descompromissado surge, ainda que ambos sejam casados.
Se por um lado, Javier é encantador na livraria, por outro, nas ruas de Acapulco, é um líder implacável. Conhecido como La Lechuza (a Coruja), é o chefe do cartel que domina o tráfico de drogas na cidade.

\"\"
Fonte: Edições ASA

Casada com um repórter especializado na investigação de cartéis, Lydia acaba por descobrir as atividades criminosas de Javier. E, quando o marido publica um perfil do novo chefe do crime, a vingança é devastadora: uma chacina, na casa da família, que mata dezesseis pessoas, incluindo o seu marido, Sebastián. A livreira e o filho Luca, de oito anos, escapam por sorte — e precisam de fugir.

É deste argumento que nasce “Terra Americana”, o thriller de Jeanine Cummins que narra a fuga de Lydia e Luca em direção à fronteira dos Estados Unidos. Antes da publicação, o livro já estava sob os holofotes da imprensa e das redes sociais — primeiro, por ter sido um manuscrito disputado bravamente por diversas editoras; depois, pelos elogios de autores e veículos importantes dos Estados Unidos e da Europa, e, finalmente, pela polémica em redor do facto de ter sido uma mulher branca, nascida nos Estados Unidos, a contar essa história.

Aproveito para vos dizer que, segundo o The Hollywood Reporter, num texto publicado a 15 de Janeiro do ano passado, a Imperative Entertainment, produtora que esteve à frente da produção de “Correio de Droga” (título adotado em Portugal), uma longa-metragem realizada por Clint Eastwood, comprou os direitos de adaptação deste romance para o cinema.

Sabe-se que o processo de escrita do guião está a cargo de Charles Leavitt que, no seu currículo, possui, por exemplo, a escrita do guião para “Blood Diamond”, um filme protagonizado por Leonardo DiCaprio. Quanto aos produtores que vão liderar esta produção, a escolha recaiu sobre Dan Friedkin e Bradley Thomas.

Foto: Jeanine Cummins por Heather Sten

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nascida nos Estados Unidos, mas com ascendência porto-riquenha, Jeanine Cummins passou cinco anos a pesquisar e a escrever este livro. Viajou pelo México, visitou orfanatos e casas que dão abrigo a emigrantes no longo caminho até aos Estados Unidos. Fez, igualmente, trabalho voluntário em restaurantes que servem os viajantes, e conversou com quem tentava entrar, de forma clandestina, naquele país. Durante esse período, perdeu o pai — o maior incentivador da sua carreira de escritora. O luto foi um processo árduo. No entanto, ela conseguiu emergir da depressão, determinada a concluir a obra. Para além deste “American Dirt”, traduzido como “Terra Americana”, em Portugal e no Brasil, a autora escreveu “A Rip in Heaven”, que é um livro de memórias, e os romances “The Outside Boy” e “The Crooked Branch”. Vive em Nova Iorque com o marido e os filhos.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Terra Americana”, de Jeanine Cummins (Edições ASA, WOOK):
https://www.wook.pt/…/terra-americana-jeanine-cumm…/23895416

Leitores residentes no Brasil:
“Terra Americana”, de Jeanine Cummins (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/1a58f826-321e-46c5-a946-05684…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top