O Spotify disponibilizou, ainda que tenha sido de forma restrita, para já, aos EUA, o seu novo serviço de audiolivros com mais de 300 mil títulos, numa expansão planeada também para os mercados internacionais. De acordo com a informação divulgada pela plataforma, a proposta pretende testar, numa primeira fase, a oferta de audiolivros no mercado americano para depois fazer com que esta novidade seja acessível em outras regiões.
O novo serviço não está a ser lançado, ao contrário do que acontece com o serviço de streaming de músicas, num modelo de assinatura. Neste caso, cada título de audiolivro é comprado pelo utilizador, de forma individual.
Durante o lançamento desta inovação, o vice-presidente e chefe global de Audiolivros e Conteúdo Fechado do Spotify disse ao site Publishing Perspectives que a empresa sempre acreditou que o potencial do áudio é ilimitado, reforçando a proposta de que o Spotify é o pacote completo para as necessidades auditivas de todos.
“Os audiolivros são os próximos a entrar em cena porque vemos um mercado substancial inexplorado: os audiolivros representam apenas uma fatia de 6 a 7% do mercado de livros mais amplo, mas a categoria está a crescer 20% ano após ano.”
— Nir Zicherman, vice-presidente e chefe global de Audiolivros e Conteúdo Fechado do Spotify
Adicionalmente, os relatórios da Associação Americana de Editores apontam que os audiolivros mostram um forte crescimento, quase sempre na casa dos dois dígitos.
As compras independentes na seção recém-lançada do aplicativo devem ser realizadas através de um um link e o lançamento, nesta semana, contou com muita oferta de títulos de sucesso, principalmente, “Becoming – A Minha História”, de Michelle Obama, e “Isto Acaba Aqui”, de Colleen Hoover.
“Nos EUA, os utilizadores já podem encontrar facilmente audiolivros no Spotify, ao lado de músicas e podcasts, como uma seção na sua biblioteca, na pesquisa e nas suas recomendações selecionadas na página inicial. Os audiolivros aparecerão com um ícone de cadeado no botão play, sinalizando que eles precisam de ser comprados para os ouvir. Os utilizadores que escolherem audiolivros no aplicativo Spotify poderão comprá-los numa página da internet. Ao regressar ao Spotify, o livro estará salvo automaticamente na sua biblioteca e, dessa forma, disponível para ouvir quando quiserem.”
— Nir Zicherman, vice-presidente e chefe global de Audiolivros e Conteúdo Fechado do Spotify
Por fim, o preço de cada audiolivro é determinado pelo Spotify com taxas de royalties baseadas nos padrões das editoras, “de modo compatível com as normas desse mercado na venda de livros físicos e eBooks”, segundo Zicherman.
Foto: Spotify/Divulgação
Boas leituras!