No Reino Unido, já é possível comprar livros através do TikTok

Para quem vive no Reino Unido, o TikTok anunciou recentemente que vai permitir a compra de livros na própria aplicação com a funcionalidade TikTok Shop. Já existem diversas editoras e lojas parceiras, nomeadamente, a HarperCollins UK, a WH Smith, a Bloomsbury e a Bookshop.org.

De acordo com o portal The Bookseller, a iniciativa segue uma tendência da empresa, que criou a TikTok Shop, já permitiu compras em outros setores em alguns países da Ásia e deve começar a testar esta nova tecnologia nos EUA em breve.

Para o mercado editorial, isso pode significar uma mudança na forma de promover os seus títulos. O sucesso dos ‘booktokers’ e da comunidade #BookTok, com mais de 88 milhões de menções na plataforma até agora, tem impacto direto nas vendas de livros e nas listas de mais vendidos.

Nesse sentido, o TikTok pronunciou-se sobre a mudança e afirmou que “agora, além de compartilhar opiniões de livros e encontrar as últimas \’leituras obrigatórias\’ dos criadores do BookTok, a comunidade do TikTok pode comprar novos lançamentos, clássicos antigos e favoritos diretamente na TikTok Shop, tornando o TikTok um destino único para todos os livros”.

Na prática, o TikTok já alterou bastante o processo de venda de um livro, já que o sucesso de um título nas livrarias ficou cada vez mais dependente de milhões de opiniões trocadas previamente pelos utilizadores da aplicação. Mas agora, com a compra direta, o futuro do mercado encontra outros questionamentos, como o papel dos influencers, a possível dependência da aplicação e da sua loja, as consequências para as livrarias e outros players de vendas de livros, como a própria Amazon.

Criada em 2017 com o nome Musical.ly, com o objetivo de publicar vídeos com músicas dubladas, a rede social chinesa foi comprada pela também chinesa ByteDance e transformou-se no TikTok. Nos seus vídeos, que possuem até três minutos, com variados efeitos sonoros e visuais, é impossível não reconhecer o fator de grande influência na venda de livros a partir de 2020, no período de pandemia.

Um exemplo de como o aplicativo faz diferença nas vendas é o título \”Um de nós está mentindo\” (título no Brasil). O livro de Karen McManus que, nesse país, pertence ao catálogo da Galera Record desde fevereiro de 2018. Naquele ano, segundo o Publishnews, o título teve 3.523 cópias vendidas. Caiu para 439 no ano seguinte e desapareceu do Ranking em 2020. Muitos podiam acreditar que a vida do livro tinha se esgotado, um movimento natural no mercado. Mas, por conta do TikTok, o livro foi ressuscitado, com mais de 82 milhões de visualizações na hashtag #weareliars. As vendas explodiram e muitos outros títulos seguiram o mesmo movimento, explodindo na plataforma e nas vendas.

A TikTok Shop ainda não tem data de lançamento prevista para o Brasil, mas o melhor é preparar-se para mais uma mudança no mercado. Autores, editoras e livrarias serão afetados pela tecnologia nos próximos anos e, se a tendência digital continuar crescendo no ritmo atual, é muito provável que ela tenha grande impacto nos celulares, computadores e os bolsos dos consumidores e leitores brasileiros.

Foto: Anjum Naveed

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top