Com o centenário do seu nascimento a chegar em Dezembro de 2020, a editora carioca de Clarice Lispector, a Editora Rocco, já começou a reeditar a vasta e diversificada produção literária deixada por ela, a partir da década de 40 do século passado. Assim sendo, “Perto do Coração Selvagem”, “O Lustre” e “A Cidade Sitiada” são as primeiras obras que vêem a luz do sol, com novas capas, inspiradas em pinturas da própria autora e conteúdos que até agora eram inéditos.
Dona de literatura de excelência incontestável, Clarice Lispector consagrou-se como uma das maiores escritoras de língua portuguesa de todos os tempos. Por essa razão e para a homenagear no centenário do seu nascimento, que acontece em dezembro de 2020, a Rocco decidiu adiantar-se se e editar, ainda este ano, novas edições de 3 suas obras, que contarão com capas e conteúdo extra que, até agora, eram inéditos.
Os livros serão lançados a partir deste mês, constituindo como ponto de partida, as publicações da década de 1940,“Perto do Coração Selvagem” (1943), “O Lustre” (1946) e “A Cidade Sitiada” (1949). Assinado pelo designer Victor Burton, o novo projeto gráfico dos livros traz nas capas recortes de telas criadas pela própria autora, que pintou 22 quadros ao longo de sua vida.
No que diz respeito à aba dos títulos, o leitor encontrará a pintura retratada na capa, na sua íntegra, e na contracapa, a foto de Clarice corresponderá à década em que cada livro foi publicado originalmente.
Para além das capas, os livros possuem uma renovação do conteúdo editorial com posfácios escritos por grandes especialistas da literatura clariceana como Nádia Battella Gotlib, Benjamin Moser, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz e próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente.
Foto: Clarice Lispector; Fonte: Acervo Paulo Gurgel Valente
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Nasceu na Ucrânia, a 10 de dezembro de 1920, sendo filha de judeus, numa altura que o país estava em vias de integração na URSS, a antiga União Soviética. A família foi vítima dos pogroms, particularmente intensos a partir de dezembro de 1918. Foi para fugir à devastação da guerra civil que acabaram por emigrar para o Brasil, em 1922, fixando-se primeiro em Maceió e, depois, em Recife. Mais tarde, já em 1937, mudou-se, para o Rio de Janeiro, onde se licenciou em Direito. Ainda um ano antes da sua estreia na escrita, Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais “A Noite” e “Diário da Noite”. Foi colunista do “Correio da Manhã” e realizou diversas entrevistas para a revista “Manchete”. A autora também foi cronista do “Jornal do Brasil”. Escritos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume “A Descoberta do Mundo”. No ano seguinte, ainda muito jovem, editou o romance “Perto do Coração Selvagem” (1943), que conseguiu, desde logo, um caloroso acolhimento por parte da crítica, o que fez com que recebesse o Prêmio Graça Aranha. Entre as suas obras mais importantes estão as reuniões de contos “A Legião Estrangeira” (1964) e “Laços de Família” (1972) e os romances “A Paixão Segundo G.H.” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977). Faleceu em 1977, naquela que considerava ser a sua cidade, o Rio de Janeiro, vítima de um cancro nos ovários, detectado tarde demais.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector (Relógio D\’Água, Wook):
https://www.wook.pt/…/perto-do-coracao-selvagem-clari…/81358
Leitores residentes no Brasil:
“Perto do Coração Selvagem” – Edição Comemorativa do Centenário de Clarice Lispector, de Clarice Lispector (Rocco, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/ad744e64-a00c-4a26-92fd-22290…
“O Lustre” – Edição Comemorativa do Centenário de Clarice Lispector, de Clarice Lispector (Rocco, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/106c926c-89ca-495e-a90b-f5915…
“ A Cidade Sitiada” – Edição Comemorativa do Centenário de Clarice Lispector, de Clarice Lispector (Rocco, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/aa3c6147-fdda-49e2-b910-411c8…
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!