Caderno com diversas edições da \”The Young Gentlemen\’s Magazine\”, uma revista fictícia criada pelas irmãs Brontë, foi adquirido por 780 mil euros

Depois de uma primeira tentativa falhada, em 2011, para adquirir este manuscrito, por parte do Bronte Parsonage Museum, ele chega à casa onde a autora britânica passou a maior parte da sua vida, em Haworth, finalmente. O valor da aquisição fixou-se nos 780 mil euros. É nesta casa que se situa o referido museu que vai expor o caderno, que é um de vários e possui diversas edições da \”The Young Gentlemen\’s Magazine\”, uma revista fictícia criada pelas irmãs Brontë.

“É um grande momento conseguir levá-lo para casa, finalmente!” – Ed Maggs

Para orepresentante do Bronte Personage Museum, que esteve presente no leilão, em nome do The Brontë Parsonage Museum, o pequeno manuscrito de Charlotte é “um registo muito evocativo das memórias da sua infância”. Porém, esta foi a segunda vez que o museu tentou adquirir o manuscrito inédito, que já tinha estado à venda, no ano de 2011.

Nas palavras de Ann Dinsdale, a principal curadora da instituição, este é um “manuscrito único”. “Charlotte escreveu esta revista minúscula para os soldadinhos com que ela e os irmãos brincavam. Caminhando pelas mesmas divisões pelas quais caminharam, parece muito apropriado que volte para casa”, salientou em declarações à BBC.

Para as irmãs Brontë, escrever em conjunto era algo natural. Foi dessa forma que criaram várias histórias fantásticas. Uma prova disso é, sem qualquer dúvida, que Emily e Anne deixaram manuscritos sobre Gondal, um reino imaginário criado por elas. Mais tarde, esta história deu origem a uma série de poemas escritos por Emily, num processo parecido ao que, na opinião dos investigadores, terá acontecido com “Jane Eyre”.

As pequenas folhas descobertas, agora, encontram-se preenchidas com mais de quatro mil palavras. Uma das páginas fala acerca um assassino que ficou louco depois de ser assombrado pelas suas vítimas. Acaba por descrever que “um fogo imenso”, dentro da sua cabeça, fez com que os cortinados pegassem fogo. Na opinião dos especialistas, esta ideia é um “claro percurso” de uma cena de Jane Eyre, romance publicado 17 anos depois.

Na fictícia revista, existem 6 histórias escritas por Charlotte e quatro delas já se encontram na posse do museu inglês. Em suma, reúne histórias de diferentes personagens da Glass Town, uma localidade inventada a partir dos soldadinhos de chumbo com que Charlotte, Emily, Anne e o irmão Branwell brincavam.

Acredita-se que, pelo que foi divulgado, através da Reuters, a autora contava com 14 anos, quando compôs a magazine. Por fim, convém realçar que esta compra foi conseguida, em parte, com a ajuda de uma campanha de angariação de fundos que juntou o montante de 109 mil euros.

Foto: Christian Hartmann

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Escritora inglesa, nascida em 1816, em Thornton (Yorkshire), e falecida em 1855, filha de um pastor anglicano, perdeu a mãe em 1821, ficando confiada aos cuidados de uma tia materna. Em 1842, foi estudar, juntamente com a irmã Emily, para Bruxelas, onde mais tarde exerceu a função de professora. Em 1846, publicou, com Emily e Anne, o volume de versos “Poems by Currer, Ellis, and Acton Bell”, vindo o primeiro romance que escreveu, “The Professor”, a ser publicado postumamente, em 1857. Publicou igualmente os famosos romances “Jane Eyre” (1847), “Shirley” (1849) e “Villette” (1853).

Leitores residentes em Portugal:
“Jane Eyre”, de Charlotte Brontë (Editorial PresençaWook):
https://www.wook.pt/liv…/jane-eyre-charlotte-bronte/10643705
“Poemas Escolhidos das Irmãs Brontë”, Charlotte Brontë, Anne Brontë e Emily Brontë (Relógio D\’Água, Wook):
https://www.wook.pt/…/poemas-escolhidos-das-irmas-…/15724132

Leitores residentes no Brasil:
“Jane Eyre”, de Charlotte Brontë (Editora Martin ClaretLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/18db81a5-6325-4258-95ac-f391f…
“Shirley”, de Charlotte Brontë (Martin Claret, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/538206da-898f-409a-a14d-442d6…
“Villette”, de Charlotte Brontë (Martin Claret, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/c19da9db-ec0a-4725-b428-e7ca6…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top