A intimidade é o tema central do livro “Nas tuas mãos”, de Inês Pedrosa. A dificuldade de assumir completamente as vivências e angariar a cumplicidade para um mundo de obscuridades perpassa três gerações.
Os segredos são revelados no diário de Jenny, no álbum de fotografias de Camila e nas cartas de Natália. Confissões a serem desvendadas por cada mulher no universo contextualizado de outras épocas e características.
A autora desvirgina a intimidade e cria uma estreita relação com os leitores. Uma intrigante narrativa que alcança, além do amor, os preconceitos, as guerras mundiais e em África, o movimento feminista e suas repercussões, as amizades, os desafetos, as amarguras e as esperanças.
Esta obra dialoga conosco. Faz-nos observar o nosso quotidiano, principalmente a narrativa de Natália que desenvolve o tema das novas tecnologias. Ela é uma mulher independente. Não quer ter ninguém que a prenda. E isso faz-me questionar: Seremos. atualmente. todos assim? Não desprezamos um pouco quem nos quer bem para nos satisfazermos a nós mesmos?
“Nas tuas mãos” é uma saga familiar que lembra os livros de Isabel Allende (\”A casa dos espíritos\”) e de Kate Morton (\”O jardim dos segredos\”). Quer pelos segredos e os mistérios que estas mulheres escondem, quer pela tristeza que reina neste universo feminino.
Em jeito de conclusão, Inês Pedrosa consegue fazer-nos rir e chorar ao longo da obra. O livro é feito de emoções e deve ser lido com o coração. Uma obra que já vai residir na minha memória.
Sobre a autora:
Nascida em 1962, Inês Pedrosa é jornalista, escritora e tradutora literária. De entre os vários livros publicados, destacam-se os romances “Nas tuas mãos” (Prémio Máxima de Literatura), “Fazes-me falta”, “A eternidade e o desejo” (finalista do Prémio Portugal Telecom e do Prémio Correntes d’Escritas) e “Os íntimos” (Prémio Máxima de Literatura). Está publicada nos Estados Unidos da América, na Alemanha, no Brasil, na Croácia, em Espanha e em Itália. Dirigiu a Casa Fernando Pessoa (2008 a 2014). Integra os programas “O último apaga a luz” (RTP3) e “A páginas tantas” (Antena 1). É ainda autora do programa “Um homem, uma mulher” (Antena 1).
Sugestão de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”Nas tuas mãos\”, de Inês Pedrosa (Sibila Publicações, Wook):
https://www.wook.pt/livro/nas-tuas-maos-ines-pedrosa/25553257
Boas leituras!