\”Marrom e Amarelo\”, de Paulo Scott, vai chegar a Portugal, pela Edições Tinta da China, este mês

Segundo a Folha de S.Paulo, \”evitando as soluções simples e investindo nas ambivalências de classe e de identidade étnica dos protagonistas, Scott talvez tenha produzido um romance duradouro, uma interpretação profunda sobre nosso tempo e nosso país.\”. Publicado no Brasil em 2019, pela Editora Alfaguara, \”Marrom e Amarelo\”, de Paulo Scott, esgotou a primeira edição e já vendeu os direitos para uma adaptação cinematográfica. este romance com uma temática bastante actual chega às livrarias portuguesas, no dia 26 de Junho, pela Edições Tinta da China. A edição portuguesa deste romance possui 224 páginas e é de capa dura. 

\"\"
Fonte: Edições Tinta da China

Os irmãos Federico e Lourenço são muito diferentes. Por um lado, Federico, que é um ano mais velho, é grande e calado. Por outro, Lourenço é bonito, joga basquete e é \”muito gente boa\”. Federico é claro, \”de cabelo lambido\”. Lourenço é preto. Filhos de pai preto, célebre diretor-geral do instituto de perícia do Rio Grande do Sul, eles crescem sob a pressão da discriminação racial. Enquanro, Lourenço tenta enfrentá-la, com naturalidade, Federico torna-se um incansável ativista das questões raciais.

Federico, o narrador desta história, foi moldado na violência dos subúrbios de Porto Alegre. Por esse motivo, carrega uma dor que vem da incompletude nas relações amorosas e, sobretudo, dos enfrentamentos raciais em que não conseguiu se posicionar como achava que deveria.

Agora, aos 49 anos, é chamado para uma comissão, em Brasília, instituída pelo novo governo, para discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades, o que faz com que, ao se ver envolvido em debates tensos e burocracias absurdas, ele se recorde de eventos traumáticos da infância e da juventude. E as lembranças, neste momento, voltam para acossá-lo.

\”Marrom e Amarelo\” é um livro que retrata diferentes aspectos de um Brasil distópico e afitado, Aborda, ainda, o caminho que interliga a inércia do comando político à crônica tensão racial que se espalha por toda a sociedade. É um romance preciso, que nos faz mergulhar nos abismos expostos do país.

Relembro que esta editora publicou, em 2014, \”Habitante Irreal\”, um outro livro deste mesmo autor, que foi finalista dos prémios Jabuti e São Paulo de Literatura.

Foto: Paulo Scott por Isadora Neumann

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesia. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em Garopaba, Santa Catarina.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**“Marrom e Amarelo”, de Paulo Scott (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/livro/marrom-e-amarelo-paulo-scott/24067942
**Obs: Livro em pré-venda. É enviado a partir de dia 26 de Junho de 2020.

Leitores residentes no Brasil:
“Marrom e Amarelo”, de Paulo Scott (Alfaguara Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/marrom-e-amarelo-1-ed-2019/artigo/34e311c7-d4fa-4879-b9f4-1ac90882d6f9

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top