Luís Cardoso, vencedor do Prémio Oceanos em 2021, é o convidado de novembro do Encontro de Leituras

No penúltimo mês de 2022, o Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe o escritor timorense Luís Cardoso, vencedor do Prêmio Oceanos de 2021 por “O Plantador de Abóboras”. A obra será discutida na sessão, que acontecerá no dia 8, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

\"\"
\”O Plantador de Abóboras\”, de Luís Cardoso
(vencedor do Prémio Oceanos 2021,
ed. Abysmo Editora, 184 páginas)

Publicado no Brasil pela Todavia e em Portugal pela Abysmo, o romance aborda momentos centrais da história de Timor-Leste.

No enredo, temos uma mulher que espera, por mais de duas décadas, o regresso do noivo durante a ocupação do país pela Indonésia, relata as memórias de três gerações da família a um interlocutor recém-chegado.

Segundo Itamar Vieira Júnior, autor de “Torto Arado”, e membro do júri do Prêmio Oceanos, “é um romance que nos faz refletir que a história de uma personagem nunca é solitária — é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país, o Timor-Leste”.

Para o crítico literário Alcir Pécora, a obra “opera de modo a substituir a história pela memória; a ideologia pela mitologia; a ação narrativa pela intertextualidade simbólica. Tudo isso compõe o noivado que está prometido no romance.

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e é gratuita.

O Encontro de Leituras junta leitores de língua portuguesa uma vez por mês e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. É moderado pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e pelo jornalista da Folha de S. Paulo Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não-ficção.

Neste clube de leituras já foram discutidas obras de nomes como Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Nádia Battella Gotlib (representando Clarice Lispector), José Luís Peixoto, Marília Garcia, Jeferson Tenório, Afonso Reis Cabral, Fernanda Torres, Laurentino Gomes, Afonso Cruz, Tatiana Salem Levy, José Eduardo Agualusa, Paulina Chiziane, Giovana Madalosso, Ana Luísa Amaral e Fernanda R. Miranda (representando Carolina Maria de Jesus), Benjamin Moser (representando Susan Sontag), Paulo Scott, Yara Nakahanda Monteiro, Julián Fuks e Dulce Maria Cardoso, Andréa del Fuego e Rui Tavares.

Sobre o autor:
Nascido em Kailako, uma vila no interior de Timor que aparece por diversas vezes referenciada nos seus romances, Luís Cardoso é filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas timorenses. Estudou nos colégios missionários de Soibada e de Fuiloro e, posteriormente, no seminário dos jesuítas em Dare e no Liceu Dr. Francisco Machado em Díli. Licenciou-se em Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Desempenhou as funções de Representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere em Portugal. É autor dos romances: “Crónica de uma Travessia” (1997), “Olhos de Coruja Olhos de Gato Bravo” (2002), “A Última Morte do Coronel Santiago” (2003), “Requiem para o Navegador Solitário” (2007) e “O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação” (Sextante Editora, 2013).
Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Plantador de Abóboras”, de Luís Cardoso (Abysmo Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-plantador-de-aboboras-luis-cardoso/24554997

Leitores residentes no Brasil:
“O Plantador de Abóboras”, de Luís Cardoso (Editora Todavia, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/plantador-ab%C3%B3boras-Lu%C3%ADs-Cardoso/dp/6556922730

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top