A partir de hoje, Saramago passou a ter uma sala em sua homenagem na mais famosa livraria da cidade do Porto e, em paralelo, pode visitar \”What Makes a Nobel\”, a instalação artística de painéis que retratam os autores que já venceram o Prémio Nobel de Literatura, desde o seu início em 1901.
“Partindo de um estudo de opinião realizado junto dos leitores e das diversas listas já divulgadas pela crítica literária, a Livraria Lello destaca 143 autores, de todos os géneros, nacionalidades e épocas: 22 autores que receberam o Prémio Nobel da Literatura, 100 que poderiam ter recebido e 21 eternos candidatos.”
A intervenção artística é assinada pelo diretor criativo da revista norte-americana, D.W. Pine, sendo esta a sua primeira exibição pública. É composta por 12 painéis, nos quais constam capas da revista Time, desde Rudyard Kipling, um dos primeiros a receber o Nobel da Literatura, em 1907, a Toni Morrison, galardoada pela Academia Sueca em 1993, bem como outros autores que mereceram destaque de primeira página, como Virginia Woolf ou William Shakespeare.
“A acompanhar a instalação, são reveladas algumas histórias e curiosidades das carreiras literárias de vários autores. No total, existem cerca de 650 obras disponíveis, em vários idiomas.”
Nesse sentido, hoje, a Lello inaugurou ainda uma sala totalmente dedicada ao único Nobel da Literatura em língua portuguesa, em parceria com a Fundação José Saramago. O espaço reúne primeiras edições, obras traduzidas em vários idiomas e ainda objetos pessoais selecionados por Pilar del Río, que ajudam a conhecer o homem e o escritor.
Quanto ao painel dedicado a José Saramago, também da autoria da TIME, a evidência e o foco recai sobre uma das fotos que poderia ter sido selecionada para destaque de primeira página, à semelhança dos estudos que conduzem à escolha de muitos dos rostos que costumam fazer a capa da prestigiada publicação.
Por fim, a livraria do Porto edita, em colaboração com a Porto Editora, quatro livros de Saramago — \”Memorial do Convento\”, \”Ensaio sobre a Cegueira\”, \”O Evangelho segundo Jesus Cristo\” e \”As Intermitências da Morte\” – que contam com ilustrações de João Maio Pinto.
Foto: Livraria Lello por Miguel Pereira
Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!