“Luanda, Lisboa, Paraíso”, de Djaimilia Pereira de Almeida, vence Prémio Oceanos num pódio dominado por mulheres

Este ano, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que foi anunciado no passado dia 5 de Dezembro, em São Paulo, no Brasil, teve a participação de 1.467 concorrentes com obras lançadas por 314 editoras de 10 países. Num pódio dominado por mulheres, o romance “Lisboa, Luanda, Paraíso” (ed. Companhia das Letras Portugal), de Djaimilia Pereira de Almeida, venceu este importante galardão, com “Eliete” (ed. Edições Tinta-da-China), de Dulce Maria Cardoso, e “Sorte” (ed. Editora Moinhos), de Nara Vidal, a ficarem na 2ª e 3ª posições, respectivamente.

Na manhã da última quinta, dia 5 de Dezembro, o Itaú Cultural e a Associação Oceanos anunciaram, os vencedores da sua edição de 2019.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras Portugal

Em primeiro lugar, a obra escolhida foi “Luanda, Lisboa, Paraíso” (ed. Companhia das Letras Portugal), da escritora portuguesa, nascida em Angola, Djaimilia Pereira de Almeida. Na opinião do júri, na obra, Djaimilia “compõe, através de linguagem viva, um relato sensível sobre as ilusões e desilusões do mundo pós-colonia”. O livro conta a história de Cartola e Aquiles, pai e filho que deixam a Angola em busca de um tratamento médico em Portugal nos anos 1980. Na capital, eles sentem na pele o preconceito de serem imigrantes da ex-colônia enquanto o regresso a Angola torna-se cada vez mais distante.

No segundo lugar, ficou “Eliete” (ed. Tinta da China), da portuguesa Dulce Maria Cardoso e em terceiro, a obra “Sorte” (ed. Editora Moinhos), da brasileira Nara Vidal.

Nesta edição, o valor total do prémio foi aumentado de 230 mil reais, montante atribuído em 2018, para 250 mil reais. O painel final do júri contou com a participação de dois portugueses – o poeta Daniel Jonas e o crítico literário Manuel Frias Martins – e três brasileiras – as escritoras Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e a crítica literária Eliane Robert Moraes.

Aberta ao público, a cerimónia de anúncio dos vencedores contou, igualmente, com um debate entre os elementos do júri sobre o atual momento da literatura em língua portuguesa, usando como base os 10 livros finalistas.

Foto: Djaimilia Pereira de Almeida por Ana Branco

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre Djaimilia Pereira de Almeida:
Nasceu em Luanda (Angola), em 1982. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se em Teoria da Literatura, na Universidade de Lisboa, em 2012. Em 2013, foi uma das vencedoras do Prêmio de Ensaísmo serrote, atribuído pela Revista serrote (Instituto Moreira Salles, Brasil). Estreou-se na literatura, em 2015, com o romance “Esse Cabelo” (ed. Teorema), vencendo o Prémio Novos 2016 – categoria Literatura. Ainda nesse mesmo ano, esteve entre os finalistas do 8º ciclo da Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative. “Ajudar a Cair”, um retrato ensaístico do Centro Nuno Belmar da Costa, foi publicado, em 2017, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Já no ano de 2018, publicou “Luanda, Lisboa, Paraíso” (ed. Companhia das Letras Portugal). Possui textos publicados em várias revistas, nomeadamente, na Common Knowledge, Granta em Língua PortuguesaRevista LERRevista PessoaQuatro Cinco Um, Revista Serrote, Words Without Borders, Revista Zum, entre outras.

Sobre Dulce Maria Cardoso
Nasceu em Trás-os-Montes, em 1964. Publicou os romances “Eliete” (2018), “O Retorno” (2011, Prémio Especial da Crítica; Livro do Ano dos jornais Público e Expresso), “O Chão dos Pardais” (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), “Os Meus Sentimentos” (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e “Campo de Sangue” (2001, Prémio Acontece). Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de “O Retorno” recebeu, em 2016, o English PEN Translates Award. A antologia “Tudo São Histórias de Amor” (2013) reúne grande parte dos contos publicados em revistas e jornais. Alguns destes textos integram antologias estrangeiras, e o conto “Anjos por dentro” foi escolhido para a antologia Best European Fiction 2012, publicado pela prestigiada Dalkey Archive Press. Publicou ainda o livro “Rosas” (2017) e as histórias infantojuvenis de \”Lôá, a menina-Deus” (2014). A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países e tem sido objeto de adaptações para cinema e teatro. Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras. Atualmente, é cronista da Revista Visão.

Sobre Nara Vidal:
Nasceu em Guarani, no estado de Minas Gerais, no Brasil. É licenciada em Letras pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mudou-se para Londres, em 2001, onde concluiu um Mestrado em Artes. É autora de vários infantojuvenis e tem dois títulos adultos publicados no Brasil. “Sorte” é seu primeiro romance. Já foi premiada com o Maximiano Campos na categoria contos e ganhou por duas vezes o Brazilian Press Awards, em Londres, pelo seu trabalho na literatura, que é onde reside, actualmente.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Lisboa, Luanda, Paraíso”, de Djaimilia Pereira de Almeida (Companhia das Letras PortugalWOOK):
https://www.wook.pt/livro/luanda-lisboa-paraiso-djaimilia-pereira-de-almeida/22307095
“Eliete”, de Dulce Maria Cardoso (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/livro/eliete-dulce-maria-cardoso/22450213
\”Sorte\”, de Nara Vidal (eBook, Editora Moinhos, Wook):
https://www.wook.pt/ebook/sorte-nara-vidal/21844647

Leitores residentes no Brasil:
“Lisboa, Luanda, Paraíso”, de Djaimilia Pereira de Almeida (Companhia das LetrasLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/luanda-lisboa-paraiso/artigo/24c95de7-8a97-4bb1-9ba2-9ce570a945fa
“Sorte”, de Nara Vidal (Editora Moinhos, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/sorte/artigo/a4fd4407-ff68-43aa-b512-404a15cf0a0c

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top