John Le Carré falece aos 89 anos e deixa-nos obras como \”O Espião que Saiu do Frio\”, uma obra-prima dos romances de espionagem

Foi aos 89 anos que, John Le Caré, o autor do romance \”O Espião que Saiu do Frio\” (1963), considerado por Graham Greene como o melhor romance de espeionagem já escrito, faleceu devido a uma pneumonia, em Londres. Em Portugal, as suas obras eram publicadas pela Dom Quixote, desde 1999, sendo \”Agente em Campo\”, lúltimo livro do autor editado em outubro de 2019.

“Com grande tristeza devo anunciar que David Cornwell, conhecido mundialmente como John Le Carré, faleceu depois de uma curta doença, não relacionada com a Covid-19, na noite de sábado, 12 de dezembro. Ele tinha 89 anos. O nosso pensamento está com os seus quatro filhos, a sua família e a sua mulher, Jane.” — Jonny Geller, diretor do grupo Curtis Brown

John le Carré, pseudónimo de David John Moore Cornwell, nasceu em Poole, Inglaterra, em 1931. O pai associou-se a mafiosos e passou algum tempo na prisão por fraude. “Manipulador, poderoso, carismático, inteligente, indigno de confiança”, descreveu o autor, como revelou o The New York Times. Anos mais tarde, o seu pai começou a persegui-lo para lhe pedir dinheiro e, apresentando-se como Ron le Carré, chegando a fazer ameças de o processar em tribunal. Quando morreu, o escritor pagou pelo seu funeral, mas não esteve presente. Quanto à sua mãe ela acabou por abandonar a família quando John le Carré tinha somente cinco anos. Só 16 anos depois, quando já tinha 21, é que viria a contactá-la novamente.

Frequentou a escola privada de Sherborne. Depois, mudou-se para  Suiça, com 16 anos. e matriculou-se na Universidade de Berna para estudar literatura moderna. Foi lá que, no final da década de 1940, foi recrutado por um espião britânico. O autor ainda lecionou como professor de francês e alemão no colégio privado de Eton, no Reino Unido, altura em que começou a trabalhar como agente secreto. Enquanto estudante em Oxford, para onde foi logo depois de ter estado na Universidade de Berna, espiava possíveis simpatizantes soviéticos.

O autor trabalhou para os serviços de inteligência britânicos de 1950 a 1964, — o que viria a inspirar a sua escrita — a partir de um escritório no prédio do MI5, na Cruzon Street, em Londres, escreve o The Guardian. Em 1960, mudou-se para a Alemanha, fazendo-se passar por um diplomata britânico. O seu trabalho incluía conduzir interrogatórios, fazer escutas telefónicas ou dirigir agentes.

John le Carré acabou por se dedicar à escrita a tempo inteiro, após o sucesso de “O Espião que Saiu do Frio”, publicado pela primeira vez em 1963. Foi este livro — a sua terceira obra — que o lançou mundialmente. Numa entrevista em 2013, ao The Guardian, o escritor explicou que o seu livro fora aprovado pelos serviços secretos porque era “pura ficção do início ao fim” e, por isso, não representava riscos de segurança. Ainda assim, foi-lhe exigido que usasse um pseudónimo para não ser reconhecido.

Seguir-se-iam outras obras: “O Alfaiate do Panamá”, “Single & Single”, “O Fiel Jardineiro”, “Amigos até ao Fim”, “O Canto da Missão” e “Um Homem Muito Procurado”. O livro “Um Legado de Espiões” foi editado em 2017, tendo recuperado o agente George Smiley, personagem de várias das suas obras, entre as quais, “O Espião que Saiu do Frio”.

Em Portugal, tem um total de 25 obras publicadas. Muitos dos seus livros foram adaptados para o cinema ou a televisão: “A Gente de Smiley” e “A Toupeira”, com Alec Guiness no papel de agente Smiley. O seu último livro, “Agente em Campo”, foi publicado em 2019.

O The New York Times conta que John le Carré recusou que os seus livros fossem inscritos em candidaturas para prémios literários. No entanto, muitos críticos consideraram que as suas obras são uma literatura de primeira linha.

Foto: John Le Carré por Kirsty Wigglesworth

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
”Agente em Campo\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/agente-em-campo-john-le-carre/23403110
”A Casa da Rússia\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-casa-da-russia-john-le-carre/23200727
”A Rapariga do Tambor\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-rapariga-do-tambor-john-le-carre/22382222
”Um Legado de Espiões\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-legado-de-espioes-john-le-carre/20277003
”O Túnel de Pombos: Histórias da Minha Vida\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-tunel-de-pombos-john-le-carre/18821904
”A Toupeira\” – Livro 1, Trilogia Karla, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-toupeira-john-le-carre/15976110
”O Ilustre Colegial\” – Livro 2, Trilogia Karla, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-ilustre-colegial-john-le-carre/15840320
”A Gente de Smiley\” – Livro 3, Trilogia Karla, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-gente-de-smiley-john-le-carre/15840321
\”O Espião Que Saiu do Frio\”, de John Le Carré (Edição Comemorativa dos 50 Anos, Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-espiao-que-saiu-do-frio-john-le-carre/15283705
\”O Alfaiate do Panamá\”, de John Le Carré (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-alfaiate-do-panama-john-le-carre/71095

Leitores residentes no Brasil:
”Um Legado de Espiões\”, de John Le Carré (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-legado-de-espioes-1-ed-2017/artigo/99c88937-0563-40f5-97b6-ae5a25f4d0b0
”O Túnel de Pombos: Histórias da Minha Vida\”, de John Le Carré (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-tunel-de-pombos-historias-da-minha-vida-1-ed-2018/artigo/7a523e6a-ef6c-49f5-a88d-f2327834d45e
”O Espião Que Saiu do Frio\”, de John Le Carré (Edição Comemorativa dos 50 Anos, Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-espiao-que-saiu-do-frio-edicao-comemorativa-50-anos/artigo/33877540-c59a-4af8-b9f0-e431ca143907

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top