Jane Austen em Portugal: (Con)textos – A homenagem da Biblioteca Nacional de Portugal no bicentenário da sua morte

No ano do bicentenário da morte de Jane Austen, a Biblioteca Nacional de Portugal presta a sua homenagem à escritora britânica do século XIX. Até dia 1 de Julho, estão expostos exemplares das primeiras traduções das suas obras e de textos escritos durante a sua juventude. Esta mostra realça o seu sucesso em Portugal e a entrada é gratuita.

Falecida a 18 de Julho de 1817 em Winchester, ainda hoje, Austen representa um marco na literatura inglesa. Apesar da sua curta carreira literária, a escritora produziu intensamente.

Quem não se lembra de personagens como Elizabeth Bennet ou Mr. Darcy? “Orgulho e Preconceito” (”Pride and Prejudice” no título original) é. sem qualquer dúvida, uma das obras mais marcantes. Este e outros romances foram escritos durante a sua fase jovem.

“Sensibilidade e Bom Senso”, “Mansfield Park”, “Emma”, “A Abadia de Northanger”, “Lady Susan” e “Persuasão” completam a sua obra, repleta de uma apurada crítica feminista e totalmente inovadora na época em que viveu.

F. R. Leavis é um dos maiores estudiosos da literatura deixada por Jane. É também, autor de “The great tradition: George Elliot, Henry James, Joseph Conrad”, de 1948, considerando -a como a pioneira do romance inglês, antes mesmo de Henry James e  outros.

Cada vez mais jovens se interessam pela sua leitura e consequente descoberta, sobretudo, depois das adaptações televisivas e cinematográficas que dão vida às suas histórias que são decididamente intemporais.

Não perca a exposição e aproveite esta oportunidade única!

Como chegar:
Autocarros: 207 / 701 / 727 / 736 / 738 / 744 /749 / 783
Metropolitano: Entrecampos (200m) e Cidade Universitária (500m)
Comboio: Est. Entrecampos (500m)
Táxis: Pç. Entrecampos (200m)

Estacionamento: O parque da BNP é público e está sujeito a pagamento.

Foto: Jane Austen; Fonte: Wikimedia Commons

Sobre a autora:
Nascida em 1775, em Steventon, Hampshire, no Sul de Inglaterra. Jane Austen foi a sétima de oito filhos do reverendo George Austen, o pároco local. \”Sensibilidade e bom senso\”, o seu romance de estreia foi publicado em 1811. Aos 28 anos, escreveu “Orgulho e preconceito”. No entanto, esta obra só viria a ser publicada, pela primeira vez, em 1813, anonimamente, tendo-se tornado um sucesso imediato junto do público. Embora todos os romances publicados em vida da autora tenham sido anónimos, desde cedo, Jane Austen contou com leitores ilustres e muito devotados, entre os quais o Príncipe Regente, mais tarde rei Jorge IV, e o escritor Walter Scott. A sua escrita – apesar de ter vivido num universo quase exclusivamente confinado ao círculo dos seus relacionamentos familiares – revela uma finíssima capacidade de observação do comportamento humano, em especial o das famílias e das jovens das classes médias e alta, e um espírito arguto e satírico que a faz ombrear com os maiores romancistas da literatura universal. Seguiram-se \”Mansfield Park\” (1814), \”Emma\” (1816), \”A abadia de Northanger\” (1817) e \”Persuasão\” (1818).

Sugestões de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”Sensibilidade e bom senso\”, de Jane Austen ():

\”Orgulho e preconceito\”, de Jane Austen ():

\”Mansfield Park\”, de Jane Austen ():

\”Emma\”, de Jane Austen ():

\”A abadia de Northanger\”, de Jane Austen ():

\”Persuasão\”, de Jane Austen ():


Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top