A 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa, de 1 a 18 de Junho, já arrancou no emblemático Parque Eduardo VII em Lisboa. Pela primeira vez, a inauguração ocorreu a 1 de Junho (Dia Mundial da Criança).
A edição deste ano ainda agora começou e vai certamente ficar na história. A organização pretende atingir a marca dos 500,000 visitantes, superando assim, os 480,000 do ano anterior.
Em relação ao ano de 2016, a Feira cresceu: mais 8 pavilhões (totalizando 286), mais dez participantes (totalizando 122), em termos do número de chancelas e editoras presentes, contam-se 602 (mais 16).
Estes dados foram anunciados por Bruno Pacheco, Secretário-geral da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), a principal organizadora do evento, aquando da apresentação da presente edição.
A área ocupada pela Feira do Livro, este ano. também aumentou, mais meio talhão, atingindo os 3 talhões e meio, sendo que o tamanho do Parque Eduardo VII são cinco talhões.
A área da restauração está maior, sobretudo, devido à inclusão de novos espaços com comida gourmet, com especial incidência na oferta vegetariana.
Outra das estreias é a presença de um espaço dedicado ao marisco. Em números redondos, uma dezena de espaços foi renovada e, o público conta agora com 40 restaurantes no recinto.
Os amantes da tecnologia também não foram esquecidos. O Wi-Fi é gratuito e todas as actividades poderão ser acompanhadas via Facebook e Instagram.
A presença de famílias durante longos períodos, muitas delas com filhos foi cuidadosamente planeada. Tendo isso em conta, existe um fraldário na entrada sul da Feira. Este espaço conta com áreas reservadas para a alimentação dos bebés, muda-fraldas.
Nas palavras de Bruno Pacheco, \”a Hora H teve uma adesão de 70% dos participantes e este ano tenderá a aumentar”. O objetivo desta iniciativa é permitir que os leitores possam comprar livros editados há pelo menos há 18 meses, com um desconto mínimo de 50%, de segunda a quinta-feira entre as 22:00 e as 23:00. Desfrute da “Happy Hour” dos livros, a partir de dia 5 de Junho.
Com o intuito de aguçar ainda mais, os hábitos de leitura dos portugueses, o “Livro do Dia”, permite comprar livros em destaque com descontos que podem chegar até aos 50%.
O orçamento estimado da Feira do Livro de Lisboa este ano é de 900 mil euros.
Os horários de visita são de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 23h00, às sextas-feiras, das 12h30 às 00h00, sábados das 11h00 às 00h00, e domingos e feriados, das 11h00 às 23h00.
Foto: Feira do Livro de Lisboa 2018 por Pedro Catarino
Boas leituras!