Aproveitando a efeméride dos 35 anos do Sempre Um Papo, José Eduardo Agualusa participa hoje, dia 9 de março, conduzido por Afonso Borges, curador e idealizador do projeto. O encontro acontece às 18 horas (Horário de Brasília), 21 horas em Lisboa, com transmissão pelo YouTube, Instagram e Facebook.
Segundo convidado da temporada que marca os 35 anos da iniciativa, Agualusa fala de seu novo romance \”Os vivos e os outros\”, editado no Brasil pela Tusquets Editores, um dos selos da Planeta de Livros Brasil e em Portugal pela Quetzal Editores.
De acordo com David Wiley, do jornal norte-americano Star Tribune, o autor é “um mestre com a estrutura de gêneros diversos, e diverte-se ao sair de um romance de espionagem para uma narrativa bucólica”.
Sinopse:
José Eduardo Agualusa nunca foi tão longe no lirismo da sua prosa – nem, ao mesmo tempo, no desenho de personagens tão reais que parecem inventadas.
Para onde vamos depois do fim? Talvez para uma pequena ilha, pois, como diz uma das personagens deste romance, «depois que o mundo acabar, recomeçará nas ilhas».
Daniel Benchimol, personagem de \”A Sociedade dos Sonhadores Involuntários\” e \”Teoria Geral do Esquecimento\”, regressa logo na primeira página do novo livro de Agualusa.
O cenário é o da beleza única e mágica da Ilha de Moçambique – onde decorre um festival literário que reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só depois se revelará), permanecerão totalmente isolados durante sete dias.
Mas a história leva-nos mais longe: a uma série de estranhos e misteriosos acontecimentos, que colocam em causa a fronteira entre realidade e ficção, passado e futuro, a vida e a morte, e inquietam os escritores e a população local.
O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Foto: Sempre Um Papo/Divulgação
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu na cidade do Huambo, em Angola, em dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro, Berlim — e, atualmente, divide o seu tempo entre Lisboa e a Ilha de Moçambique. José Eduardo Agualusa é romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros; “O Vendedor de Passados” ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e “Teoria Geral do Esquecimento” foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award. “A Educação Sentimental dos Pássaros”, “A Feira dos Assombrados”, “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários”, “Barroco Tropical”, “Catálogo das Sombras”, “Nação Crioula” e “O Paraíso e Outros Infernos” são mais algumas das suas obras de destaque.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Os Vivos e os Outros”, de José Eduardo Agualusa (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/os-vivos-e-os-outros-jose-eduardo-agualusa/21394798
Leitores residentes no Brasil:
“Os Vivos e os Outros”, de José Eduardo Agualusa (Tusquets Editores, um selo da Planeta de Livros Brasil, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/os-vivos-e-os-outros-1-ed-2020/artigo/d17304e0-9893-4e07-8194-9143be413518
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!