Filme baseado em romance de José Saramago será exibido na RTP 2 neste mês de junho

A adaptação para o cinema por George Sluizer, realizador holandês, do romance homónimo de José Saramago editado originalmente em 1986, “A Jangada de Pedra”, será exibido a 19 de Junho na RTP2, pelas 23 horas.

\"\"
Fonte: Porto Editora

Após a ocorrência de um tremor de terra, que nenhum sismógrafo registou, abre-se uma fenda enorme ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica separa-se do continente europeu e parte à deriva no Atlântico, como uma gigantesca jangada de pedra. Por esse motivo, portugueses e espanhóis acabam por ver o seu quotidiano abalado por essa nova realidade.

Contudo, antes do sucedido surgem sinais: Joana traça uma linha no chão que ninguém consegue apagar; o pescador Joaquim lança uma enorme pedra ao mar que desafia a gravidade e não se afunda; um bando de estorninhos acompanha José para todo o lado; num canto perdido de Espanha, Pedro é o único que sente a terra a tremer e da mão de Maria escapa-se um novelo que jamais termina. 

Assim sendo, três homens, duas mulheres e um cão que o ocaso reuniu…ou talvez o destino, veem-se à deriva numa longa e imprevisível viagem.

Em suma, os acontecimentos parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que as pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho inesperados enigmas.

Foto: José Saramago por João Ribeiro

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Jangada de Pedra”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-jangada-de-pedra-jose-saramago/16393940

Leitores residentes no Brasil:
“A Jangada de Pedra”, de José Saramago (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-jangada-de-pedra-2-ed-2020/artigo/71a83a64-a483-4b55-908a-07e02b5708ce

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top