Júlio de Almeida e Ondjaki apresentam “Vaicomdeus, SARL” e “O convidador de pirilampos” na Figueira da Foz e em Évora

Pai e filho apresentam as suas últimas obras editados em Portugal pela Editorial Caminho editora pertencente ao grupo LeYa Portugal.

Hoje, venho divulgar estes dois eventos que irão acontecer nos próximos dias 2 e 3 de Março. Ambas as sessões contarão com a presença dos autores e serão seguidas de sessões de autógrafos.

“Vaicomdeus, SARL”, de Júlio de Almeida
(ed. Editorial Caminho, 184 páginas)

Nas palavras de Pepetela, “Vaicomdeus, SARL” de Júlio Almeida, possui uma característica única, mesmo abordando temas sérios e dramáticos, mantém a regra número um de sobrevivência de um angolano: “A capacidade de rir das suas próprias desgraças”.

Neste curto romance, no qual a ação se desenrola em apenas 4 dias, o autor descreve de forma equilibrada, misturando reflexão e divertimento, 40 anos da história de Angola. Digo mais, o autor adverte mesmo que alguns dos factos narrados aconteceram mesmo, outros vão acontecendo e os restantes poderiam ter facilmente acontecido.

“O convidador de pirilampos”, de Ondjaki e António Jorge Gonçalves
(ed. Editorial Caminho, 72 páginas)

Por outro lado, “O convidador de pirilampos” é um conto curto direcionado ao público infantojuvenil acerca de pirilampos.

Eventos:
2 de Março | Auditório da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz às 21h30
3 de Março | Auditório do Fórum Eugénio de Almeida em Évora às 18h30

Foto: Júlio de Almeida e Ondjaki por Rui Sousa

Sobre os autores:
Nascido em 1940, na cidade de Namibe, em Angola, Júlio de Almeida é autor do romance “Vaicomdeus, SARL” (2017, ed. Editorial Caminho).

Nascido em Luanda em 1977, Ondjaki, prosador e, às vezes poeta, licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos. É vencedor de vários prémios, nomeadamente, Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com “Os da minha rua”; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); Prémio Jabuti (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com “AvóDezanove e o segredo do soviético” (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com “A bicicleta que tinha bigodes”. Em 2013, com “os transparentes”, ganhou o Prémio José Saramago. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco.

Sugestões de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Vaicomdeus, SARL”, de Júlio de Almeida (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/livro/vaicomdeus-sarl-julio-de-almeida/19088364
“O convidador de pirilampos”, de Ondjaki e António José Gonçalves (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-convidador-de-pirilampos-ondjaki/19088363

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top