Pai e filho apresentam as suas últimas obras editados em Portugal pela Editorial Caminho editora pertencente ao grupo LeYa Portugal.
Hoje, venho divulgar estes dois eventos que irão acontecer nos próximos dias 2 e 3 de Março. Ambas as sessões contarão com a presença dos autores e serão seguidas de sessões de autógrafos.
Nas palavras de Pepetela, “Vaicomdeus, SARL” de Júlio Almeida, possui uma característica única, mesmo abordando temas sérios e dramáticos, mantém a regra número um de sobrevivência de um angolano: “A capacidade de rir das suas próprias desgraças”.
Neste curto romance, no qual a ação se desenrola em apenas 4 dias, o autor descreve de forma equilibrada, misturando reflexão e divertimento, 40 anos da história de Angola. Digo mais, o autor adverte mesmo que alguns dos factos narrados aconteceram mesmo, outros vão acontecendo e os restantes poderiam ter facilmente acontecido.
Por outro lado, “O convidador de pirilampos” é um conto curto direcionado ao público infantojuvenil acerca de pirilampos.
Eventos:
2 de Março | Auditório da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz às 21h30
3 de Março | Auditório do Fórum Eugénio de Almeida em Évora às 18h30
Foto: Júlio de Almeida e Ondjaki por Rui Sousa
Sobre os autores:
Nascido em 1940, na cidade de Namibe, em Angola, Júlio de Almeida é autor do romance “Vaicomdeus, SARL” (2017, ed. Editorial Caminho).
Nascido em Luanda em 1977, Ondjaki, prosador e, às vezes poeta, licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos. É vencedor de vários prémios, nomeadamente, Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com “Os da minha rua”; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); Prémio Jabuti (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com “AvóDezanove e o segredo do soviético” (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com “A bicicleta que tinha bigodes”. Em 2013, com “os transparentes”, ganhou o Prémio José Saramago. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco.
Sugestões de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Vaicomdeus, SARL”, de Júlio de Almeida (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/livro/vaicomdeus-sarl-julio-de-almeida/19088364
“O convidador de pirilampos”, de Ondjaki e António José Gonçalves (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-convidador-de-pirilampos-ondjaki/19088363
Boas leituras!