Entrevista com Dora Silva, do canal Livros à Lareira com Chá

Criadora de conteúdo no YouTube e apaixonada por livros, pelo ato de ler, Dora Silva é uma jovem portuguesa que, desde cedo, descobriu a magia que se esconde em cada página. Apesar de gostar muito de autores como Colleen Hoover, ela tem descoberto cada vez mais mais autores portugueses. Com um ar descontraído, ela é a cara do canal Livros à Lareira com Chá que, neste moemto vai a caminho dos 1000 subscritores.

I – Leitura

SEL – Como te tornaste leitora?

Dora Silva – Tornei-me leitora, desde muito cedo. Assim que comecei a ler, sempre me fascinava com os livros e lia tudo o que encontrava. 

SEL – Na tua família, tens alguém que goste de ler?
Dora Silva – Na família mais chegada, curiosamente, não, sou a única leitora. 

SEL – Lembraste de qual foi o primeiro livro que leste, na íntegra?
Dora Silva – Sim, lembro-me perfeitamente. No momento em que deixei as histórias infantis, o primeiro livro que li foi o \”Mulherzinhas\”, de Louisa May Alcott.

\”Comecei a perceber que a paixão pela leitura estava a transformar-se algo sério, a partir do momento em que comecei gastar o orçamento, que era direcionado para as refeições escolares, em livros. Eu lia, de forma compulsiva, e juntava esse dinheiro para comprar livros. Além disso, outro momento foi quando, ao fim de semana, não saia da biblioteca.\” — Dora Silva

SEL – Tens algum género literário, algum(a) autor(a) favorito(a)?
Dora Silva – Sou muito versátil nos meus gostos literários, adoro um bom romance, perco-me com um bom policial, adoro ler poesia, não consigo escolher só um género. Tenho vários autores preferidos, adoro Maria Teresa Horta, adoro a Colleen Hoover, adoro Afonso Cruz, gosto muito de Fernando Pessoa. É difícil apontar um único autor preferido. 

SEL – Na tua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecias e te arrebatou completamente?
Dora Silva – Sim, tem acontecido com imensos escritores portugueses que tenho vindo a descobrir. 

SEL – Quando estás a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largues a história?
Dora Silva –  A forma como está escrito, a forma como sinto os sentimentos à medida que vou lendo, penso que é isso. Essencialmente, eu procuro a sensibilidade e a forma como é transmitida para que eu fique agarrada à história. 

SEL – Como marcas as citações que te marcam num livro? Com post-its. sublinhas a lápis, anotas num caderno?
Dora Silva – Pessoalmente, não gosto de sublinhar, mas há livros que dão vontade de tirar anotações e, por  norma, utilizo post-its e tiro notas para um caderno para depois construir a minha opinião. 

SEL – Num mundo cada vez mais globalizado, como vês o aumento de produção de e-books?
Dora Silva – Sinceramente, não gosto da ideia, não simpatizo com e-books, sou muito das sensações físicas, eu compreendo que cada vez mais se aposte no formato digital, mas, para mim, um livro é um livro, enquanto material físico que eu posso manusear. Diria que fico, sempre, com receio que deixem de existir livros físicos. 

II  – Escrita

SEL – Já pensaste, alguma vez, em ser escritora?
Dora Silva – Sim, aliás, eu estou a escrever, escrevo com imensa regularidade, principalmente, para mim própria. 

SEL – Se sim, tens alguma ideias em mente?
Dora Silva – Sim, algumas, emtre elas, um romance que tenho na cabeça e que tenho vindo a construir nos últimos tempos. 

III  – Booktube

\”As três maiores vantagens são, sem dúvida, o facto de se pertencer a uma comunidade de pessoas fantásticas que nutrem o mesmo gosto em comum: os livros. O facto de poder conhecer melhor alguns escritores, porque temos oportunidade de participar em iniciativas e experiências que nos proporcionam  essa oportunidade. Uma outra vantagem é a possibilidade de poder ter parcerias e acesso rápido às novidades que vão chegando ao nosso mercado editorial. As desvantagens, eu acho que não consigo encontrar desvantagens, não sinto que haja grandes aspectos negativos a referir. Talvez, possa apenas apontar que existem alturas em que parece uma competição entre canais quando são abordados alguns temas que possam levar a possíveis debates, mas não consigo encontrar desvantagens. Por vezes, talvez, se sinta um pouco de pressão quando não consegues ler tanto como gostavas e sentes que tens falta de conteúdo, penso que é só mesmo isso.\” — Dora Silva

SEL – Como é que foi, para ti, tomar essa decisão? 
Dora Silva – Foi fácil, eu queria mesmo muito e ganhei coragem. Quando dei por mim, o primeiro vídeo já estava no YouTube. 

SEL – Na tua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Dora Silva – O mais difícil? Para falares para uma câmara, sem guião, tens de ser capaz de falar contigo e para contigo, ter memória suficiente para conseguires dizer tudo o que queres transmitir. 

SEL – Sendo uma leitora e booktuber que reside em Castelo Branco, qual é a tua visão sobre a criação de eventos literários no nosso país?
Dora Silva – Acho que deviam ser feitos eventos literários com mais frequência, visto que a maioria deles são sempre nas mesmas cidades. Acho que seria interessante encontrar, de vez em quando, alguns locais diferentes para esses eventos literários. 

SEL – Como te organizas para produzir os conteúdos para o canal?
Dora Silva – Sou muito organizada com os meus vídeos, enquanto faço a leitura, tiro notas, pesquiso um pouco sobre o autor, treino a opinião para, dessa forma, tentar me esquecer do mínimo possível. Depois, escrevo a minha opinião para conseguir reter as minhas ideias e, ao memso tempo, conseguir expressar tudo o que o livro me transmitiu. Em último lugar, gravo, edito e só publico se sentir que transmiti tudo o que queria. 

SEL – Tens algum ritual antes de começar a gravar?
Dora Silva – Não, a única coisa que acho que já é um hábito, e não um ritual, é ouvir música enquanto me preparo para gravar. 

\”Segurança, vontade, sinceridade e transparência, para mim, são as características essenciais que quem quer começar como booktuber deve ter.\” — Dora Silva

SEL – Como lidas quando o feedback negativo nos teus vídeos?  
Dora Silva – Lido bem, uma vez que não podemos agradar a todos. Aceito as críticas de forma a ser melhor naquilo que faço. Felizmente, na comunidade do booktube, o feedback positivo é superior ao feedback negativo. 

SEL – Como vês o aumento dos canais literários num país como o nosso?
Dora Silva – Vejo com bons olhos, há lugar para todos e podemos ser muito mais.  Aliás acho que quantos mais formos, mais divulgamos e todos acabamos por crescer mais e juntos. 

SEL – Qual é a tua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Dora Silva – Não tenho uma opinião formulada a esse respeito, a única coisa que posso referir é que as editoras são fantásticas na forma como nos apoiam. Eu só tenho a agradecer, tanto a editoras como a autores. De certo modo, fazem-nos sentir com valor e isso é muito gratificante. 

SEL – Como classificas a relação das editoras com os produtores de conteúdo?
Dora Silva – Tal como referi na pergunta anterior, acho que estão de parabéns e que são uma ajuda fundamental no nosso crescimento enquanto criadores de conteúdos num país em que não se lê muito.

Foto: Dora Silva/Divulgação

Siga a Dora Silva nas redes sociais:
Canal Livros à Lareira com Chá: https://www.youtube.com/channel/UCJCOE_zz0YrnGUcTRGfcGRA
Instagram: https://www.instagram.com/dora_silva__livros/

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top