Entre os vencedores da edição de 2021 do Prémio Jabuti está Jeferson Tenório com \”O avesso da pele\”

O autor Jeferson Tenório, que passou por Portugal recentemente para participar no Festival Fólio em Óbidos, foi um dos vencedores da edição de 2021 do Prémio Jabuti, o mais prestigiado galardão literário brasileiro, na passada quinta-feira, tendo sido distinguido pela autoria do romance \”O avesso da pele\”, na categoria de “Romance Literário”.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras Portugal

Publicado no Brasil em outubro do ano passado e em Portugal em abril deste ano, pela Companhia das Letras, \”O avesso da pele\” narra a história do pai de Pedro, assassinado durante uma operação policial.

Ainda que este seja um romance que denuncia uma sociedade marcada pelo racismo e violência, \”O avesso da pele\” também aborda o impacto que estas têm nos relacionamentos humanos, que Tenório retrata com perspicácia e sensibilidade. Além disso, ao mesmo tempo, este é um tratado sobre o luto e a procura de um filho pelo pai.

É importante salientar que esta obra teve direitos para o cinema comprados pela RT Features. Como se isto já não fosse bastante incrível, o jornal O Globo, através do blog ancelmo.com, divulgou que os direitos de publicação da agora premiada narrativa foram vendidos para os EUA e Reino Unido, com um acordo a ser realizado com a Charco Press, semanas antes do anúncio dos vencedores deste prémio.  

Nesta categoria, para além de Tenório, figuravam Michel Laub, com \”Solução de Dois Estados\”, José Falero, com \”Os Supridores\”, Santiago Nazarian, com \”Fé no Inferno\” e Marcela Dantés, com \”Nem sinal de asas\”.

No ano passado, o galardão foi atribuído a \”Torto Arado\”, de Itamar Vieira Júnior. O romance foi publicado primeiro em Portugal, após vencer o Prémio LeYa em 2018. Além disso, com este feito, o autor foi o primeiro escritor da Bahia a receber o Jabuti em 25 anos.

Na categoria Conto, a vencedora foi Monique Malcher com o livro \”Flor de gume\”, publicado pela Editora Jandaíra.

O grande vencedor do Jabuti deste ano foi, no entanto, \”Sagatrissuinorana\”, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, que venceu nas categorias de Melhor Livro do Ano e Literatura Infantil. Publicado pela editora independente brasileira ÔZé, \”Sagatrissuinorana\” é inspirado no conto dos Três Porquinhos e conta os desastres de Mariana e Brumadinho, numa linguagem inspirada em João Guimarães Rosa, autor de \”Grande Sertão: Veredas\”, um dos grandes romances modernos do Brasil, como refere a Folha de S. Paulo.

Na categoria de “Poesia”, ganhou \”Batendo Pasto\”, o mais aclamado título de Maria Lúcia Alvim, que faleceu em fevereiro, vítima da Covid-19. A autora tinha 88 anos. \”Corpos secos\”, romance pós-apocalítico escrito a oito mãos por Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso, Samir Machado de Machado e Luisa Geisler, venceu o galardão de Romance de Entretenimento.

Na não-ficção, \”A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro\”, de Bruno Paes Manso, sobre a evolução das milícias no Rio de Janeiro, ganhou a categoria de Biografia, Documentário e Reportagem; \”Sobreviventes e Guerreiras\”, de Mary Del Priore, sobre a história da mulher no Brasil, venceu nas Ciências Humanas; e \”A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo\”, de Muryatan S. Barbosa, nas Ciências Sociais.

A lista completa dos premiados de 2021, distribuídos pelos eixos de Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação, está disponível no site do Prémio Jabuti, aqui.

Leia a opinião sobre \”O avesso da pele\”: https://sonhandoentrelinhas.pt/blog/o-avesso-da-pele-de-jeferson-tenorio/
Leia a entrevista com Jeferson Tenório: https://sonhandoentrelinhas.pt/blog/entrevista-com-jeferson-tenorio-autor-de-o-avesso-da-pele/

Foto: Jeferson Tenório por Kátia Marko

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou-se na literatura com o romance “O Beijo na Parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de “Estela sem Deus” (2018). “O Avesso da Pele” é a sua estreia na Companhia das Letras.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O avesso da pele”, de Jeferson Tenório (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-avesso-da-pele-jeferson-tenorio/24662703

Leitores residentes no Brasil:
“O avesso da pele”, de Jeferson Tenório (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-avesso-da-pele-1-ed-2020/artigo/34ae205b-6f7e-47f2-9122-d782c94e26f3

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top