Conclusões sobre a busca de identidade e sugestões de leitura sobre o mundo de Woolf

Neste sexto e último texto sobre a obra \”Mrs. Dalloway\”, de Virginia Woolf, a Alice Maulaz traz as suas conclusões e sugere algumas leituras para que possamos aprofundar o nosso conhecimento sobre esta incrível autora inglesa.

O desenvolvimento desta série possibilitou uma análise de como Clarissa Dalloway lida com os conflitos existenciais e como, na maioria das vezes, vemos estes conflitos na vida pessoal da autora, Virginia Woolf. Além disso, através do estudo de diferentes recursos didáticos, foi permitida uma reflexão sobre o posicionamento da mulher diante da sociedade e compreender a forma como o aprofundamento do conhecimento destas rupturas permitiu uma conexão com um período pós-traumático vivenciado tanto por Woolf quanto pelos personagens da narrativa de \”Mrs. Dalloway\”, especialmente Clarissa.

De um modo geral, Woolf influencia a literatura com um romance moderno e o contraste entre vida e a morte desde a primeira linha da narrativa que desenvolve essas rupturas de uma realidade complexa. Esta narrativa de Woolf trabalha elementos de projeção da autora, não esquecendo, porém, do contraste de uma cidade sobrevivendo ao pós-guerra e os conflitos do posicionamento de identidade, prendendo a atenção do leitor até o último segundo de leitura.

Marcada por uma vida de altos e baixos, Virginia reflete a melancolia e as incertezas da mulher do seu tempo, envolvida num contraste entre consciência, quotidiano e questões existenciais. Virginia Woolf viveu experiências complexas, convivendo com uma instabilidade emocional contínua perante as muitas perdas familiares e um casamento tradicional que, em muitos momentos, trouxe reflexões sobre a questão da existência de Woolf como mulher e autora.

Logo, também foi possível analisar o desenvolvimento da personagem na narrativa não só com relação às suas múltiplas identidades assim como na vida da autora, tendo Virginia Woolf como precursora deste género literário moderno, além de propagar uma nova ideia de tempo, vida, morte e realidade.

Acredito que, como sugestões de leitura, além da própria narrativa “Mrs Dalloway”, sugiro a leitura de ‘’Um Teto Todo Seu” (ed. Tordesilhas). São os dois livros de Woolf em que, de uma forma particular, consigo identificar a alma da autora, mais nitidamente.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os leitores do Sonhando Entre Linhas por acompanhar esta super série de textos. Teremos outros autores consagrados em séries de textos especialmente para vocês!   

Foto: Virginia Woolf por Emil Otto Hoppé

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, Virginia Woolf casou, em 1912, com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances “Mrs Dalloway” (1925), “Orlando” (1928) e “As Ondas” (1931), assim como o ensaio “Um Quarto que Seja Seu” (1929). Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mrs-dalloway-virginia-woolf/16066983
“Um Quarto Só para Si”, de Virginia Woolf (Relógio D’Água, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/um-quarto-so-para-si/

Leitores residentes no Brasil:
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Penguin-Companhia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/mrs-dalloway-1-ed-2017/artigo/3c12d6c4-9c43-4d72-b0aa-c144d85174c5
“Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf (Tordesilhas, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-teto-todo-seu-1-ed-2014/artigo/58680f6e-4d22-4eb7-9cbf-1798594f1b88

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top