Se olharmos para os últimos dois anos da vida de João Tordo, e isto para não irmos ainda mais atrás no tempo, percebemos facilmente que é um autor com uma produção bastante alta, visto que começou o ano de 2019, em março, com a publicação de \”A Mulher que correu atrás do vento\”, depois, em novembro, surgiu \”A Noite em que o Verão Acabou\”, o seu primeiro thriller. Já em 2020, chegou \”Manual de Sobrevivência de um Escritor\”, que marca a sua estreia na escrita de não-ficção e, como se tudo ist não fosse o suficiente, vai fazer-nos chegar, a 20 de outubro, \”Felicidade\”, o seu mais novo romance, que se vai passar no período de ditadura que assolou Portugal no século XX. Mais um livro com o selo de qualidade da Companhia das Letras Portugal.
\”João Tordo tem uma capacidade enorme de efabulação que não se encontra facilmente.\” — José Saramago
Nesta narrativa, o romance começa em Lisboa, no ano de 1973, quando ainda decorriam as vésperas da revolução, e um rapaz, de dezassete anos, filho de um pai conservador e de uma mãe liberal, cai de amores por Felicidade, uma colega de escola e, curiosamente, uma de três gémeas idênticas. As irmãs Kopejka são a grande atracção do liceu: bonitas, seguras, determinadas e, obviamente, são fonte de desejos e fantasias inalcançáveis.
Respiram-se tempos de mudança – a Europa a libertar-se das suas ditaduras e Portugal a despedir-se da velha ordem – e vive-se a promessa da liberdade, com todos os seus riscos e encantos. É neste tempo e neste mundo, indeciso entre tradição e modernidade, que o nosso narrador cai num abismo pessoal. A primeira noite de amor com Felicidade acaba de forma trágica, e o jovem vê-se enredado na malha inescapável das trigémeas Kopejka, três Fúrias que não tem poderes para controlar. À semelhança de uma tragédia grega, o herói encontra-se subjugado por forças indomáveis, preso entre dois mundos.
Um romance enfeitiçante, repleto de ironia e humor, de remorso e melancolia, em que João Tordo aborda os temas do amor e da morte, e das pulsões humanas que os unem.
Foto: João Tordo por Diana Tinoco
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu em Lisboa em 1975. João Tordo foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011 e 2015), do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), e do Prémio Literário Europeu em 2012. Relembro que venceu o Prémio Literário José Saramago, em 2009, com o romance “As Três Vidas”. É um dos autores contemporâneos mais prolíficos em Portugal, neste momento. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, México, Argentina, Brasil, Uruguai, entre outros.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“Felicidade”, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/felicidade-joao-tordo/24356757
**Obs: Livro em pré-venda. Enviado a partir de dia 20 de outubro de 2020.
“Manual de Sobrevivência de um Escritor”, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/manual-de-sobrevivencia-de-um-escritor-ou-o-pouco-que-sei-sobre-aquilo-que-faco-joao-tordo/23935742
“A Noite em que o Verão Acabou”, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-noite-em-que-o-verao-acabou-joao-tordo/23463654
“A Mulher que Correu Atrás do Vento” de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-mulher-que-correu-atras-do-vento-joao-tordo/22855147
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!