\”Cem Anos de Solidão\”: Pela primeira vez, a narrativa de Macondo e da saga dos Buendía será adaptada para uma série pela Netflix

Esta é uma das grandes novidades da Netflix. “Durante décadas, o nosso pai estava relutante quanto a vender os direitos para “Cem Anos de Solidão”, porque sentia que o calendário de produção de um filme nunca lhe faria justiça e que teria de ser produzido em espanhol”, realçou Rodrigo García, um dos filhos célebre autor. Bem, parece que a Netflix, com esta proposta de adaptação para uma série televisiva, ultrapassou essa limitação.

\"\"
Fonte: Publicações Dom Quixote

Aclamado por muitos leitores e críticos especializados, “Cem Anos de Solidão”, é um dos romances mais importantes e icónicos do século XX. Gabriel García Márquez, carinhosamente conhecido como “Gabo”, publicou-o, originalmente, em 1967. Se analisarmos as vendas, esta narrativa que impulsionou o realismo mágico na literatura latino-americana, já vendeu mais de 50 milhões de cópias, a nível mundial. Contudo, apesar das muitas propostas recebidas, ao longo dos anos, o livro nunca tinha sido adaptado para o cinema ou televisão. Relembro que o escritor colombiano faleceu, aos 87 anos, em 2014, na Cidade do México, onde vivia há mais de 30 anos.

O seu país país natal, a Colômbia, vai servir de pano de fundo para esta nova aposta da Netflix. A produção executiva estará a cargo dos dois filhos do magistral contador de histórias, Rodrigo e Gonzalo García.

Segundo o que é veiculado pelo The New York Times, o vencedor do Prémio Nobel de Literatura, em 1982, muito por culpa da qualidade inquestionável deste romance, duvidava que a vasta narrativa do da sua obra coubesse numa ou até em duas longas-metragens. Por essa razão, várias propostas anteriores foram recusadas, quer por Gabriel Garcia Márquez, e após o seu falecimento, pelos seus herdeiros. No entanto, o formato desta adaptação, dividido em episódios, permitiu que a Netflix ultrapassasse essa limitação.

Adicionalmente, Rodrigo declarou que “estamos na era de ouro das séries“, e sublinhou, igualmente, que “o nível de talento de escrita, realização e qualidade cinematográfica transforma esta época na altura perfeita” para iniciar a adaptação de “Cem Anos de Solidão”.

“É uma grande responsabilidade sermos confiados com a primeira adaptação de ‘Cem Anos de Solidão’, uma história icónica e intemporal da América Latina.” — Francisco Ramos, Vice-Presidente das Produções de Língua Espanhola, Netflix

Ao ser produzida em espanhol, a série quererá copiar os modelos de sucesso do filme “Roma” e da série “Narcos”, uma vez que ambos foram produzidos pela mesma produtora.

\”O serviço da Netflix foi dos primeiros a provar que as pessoas estavam mais do que dispostas a ver séries produzidas em línguas estrangeiras com legendas. Ao que parece, tudo o que era um problema parece ter desaparecido.” — Rodrigo García

Todavia, não foi revelado o valor pago, pela Netflix, pela aquisição dos direitos do livro, nem quem será responsável por escrever a série ou representar as personagens. Mesmo assim, Francisco Ramos garantiu que a empresa se tinha comprometido a trabalhar com talento da América Latina, naquilo que é “a história dos 100 anos” que “deram forma” ao continente, das “ditaduras à criação de novos países, passando pelo colonialismo”. A narrativa, tal como no original, promete ser “mágica e importante para a Colômbia e toda a América Latina, mas de interesse universal”.

Foto: Gabriel García Márquez por Jose Goitia

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Aracataca, na Colômbia, a 6 de março de 1927. Foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros, inclui o aclamado \”Cem Anos de Solidão\”. Foi o maior representante do que ficou conhecido como realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e viveu no México, até falecer a 17 de abril de 2014, aos 87 anos.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (Dom QuixoteWOOK):
https://www.wook.pt/…/cem-anos-de-solidao-gabriel-…/21078254
“Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (Bis – LeYa, Wook):
https://www.wook.pt/…/cem-anos-de-solidao-gabriel-…/22212433

Leitores residentes no Brasil:
“Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (Editora RecordLivraria da Travessa:
https://www.travessa.com.br/…/1b53962e-b8f1-496c-bed8-9f7ac…
“Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (Edição especial de capa dura, Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/6262b06c-8a07-465c-9fa2-353a8…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top