Casa Fernando Pessoa: Em tempos de pandemia, mesmo com o espaço encerrado, os poemas do célebre poeta são declamados ao telefone

Fundador de uma nova literatura portuguesa, a poesia de Fernando Pessoa, o maior poeta português do século XX, em tempos de pandemia do Coronavírus, pode chegar-lhe pelo telefone.

Ainda que se se encontre encerrada, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Casa Fernando Pessoa, situada em Campo de Ourique, Lisboa, continua a sua missão de levar poesia às pessoas.

Além de a divulgar textos nas redes sociais, de forma frequente, o objetivo é chegar a pessoas que não tenham acesso à Internet ou contas nestas plataformas. Com esse intuito, foi criado um serviço de leituras através do telefone — que pode ser usado, evidentemente, por qualquer outra pessoa que assim o deseje.

Os telefonemas com leituras de poemas de Fernando Pessoa são realizados, habitualmente, nos dias úteis, a partir das 16 horas. Para receber uma chamada deve inscrever-se ao ligar ou enviar uma SMS para o número de telefone 91 434 2537, entre as 10 e as 14 horas.

Foto: Fernando Pessoa/Casa Fernando Pessoa/Facebook

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em 1888, em Lisboa. Em 1912, publicou seu primeiro artigo, “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada”, na revista A Águia. Em 1914, escreveu os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, aos quais daria personalidades complexas. Sob o nome de Bernardo Soares, Fernando Pessoa escreveu os fragmentos mais tarde reunidos em “O Livro do Desassossego”. No ano seguinte, com escritores como Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, lançou a revista de poesia de vanguarda Orpheu, marco do modernismo em Portugal e que daria grande projeção ao poeta. O único livro de poesia em português que publicou em vida foi “Mensagem” (1934), marcado pela visão mística e simbólica da história lusa. Fernando Pessoa morreu, a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Mensagem”, de Fernando Pessoa (Assírio & AlvimWOOK):
https://www.wook.pt/livro/mensagem-fernando-pessoa/11236962
“Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/livro-do-desassossego-fernan…/11236978
“Sobre a Arte Literária”, de Fernando Pessoa (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/…/sobre-a-arte-literaria-ferna…/21892017
“Obra Completa de Alberto Caeiro”, de Fernando Pessoa (Edições tinta-da-china, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-alberto-cae…/23413086
“Obra Completa de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-alvaro-de-c…/23413084
“Obra Completa de Ricardo Reis”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/obra-completa-de-ricardo-rei…/23413085
“Teatro Estático”, de Fernando Pessoa (Tinta-da-China, Wook):
https://www.wook.pt/…/teatro-estatico-fernando-pes…/19727577

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top