Camila Sosa Villada, autora de “O parque das irmãs magníficas”, é mais um nome confirmado para a Flip

A viagem ao Rio de Janeiro de Camila Sosa Villada, conhecida no Brasil pela autoria de “O Parque das Irmãs Magníficas”, prende-se com o lançamento da coleção de contos “Sou uma Tola por te Querer”.

A autora vai chegar em pessoa como uma das convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorrerá de 23 a 27 de novembro, tornando-se, desta forma, na terceira autora confirmada no evento após o anúncio da participação de Saidiya Hartman e de Cida Pedrosa.

Contudo, não será a primeira vez de Villada em solo brasileiro dado que, numa entrevista, ela referiu que já conheceu Recife, Londrina e São Paulo, ainda que tenha sido sempre como atriz em peças teatrais. Desta vez, abrem-se, ao público, as cortinas da sua literatura.

É curioso observar como tudo está interligado na carreira multiartística de Villada, uma vez que a autora esteve naquele pais para encenar o monólogo “Carnes Tolendas” — um texto que a tornou conhecida na Argentina e que a fez largar o trabalho como prostituta — e uma segunda peça sobre a vida da cantora Billie Holiday, ambas as histórias estão incluídas na nova coletânea.

“A obra de Camila Sosa Villada exterioriza dores, delírios, desejos e violências do universo das travestis, transformando-os em símbolos exuberantes de vida e de sobrevivência.” – Milena Britto, curadora da Flip 2022

Além de “Sou uma Tola por te Querer”, a editora Planeta, que detém a chancela Tusquets Editores, já comprou também os direitos para publicar “A Namorada de Sandro”, um livro de poemas entremeado por alguma prosa poética.

Os textos de Villada costumam abordar a rotina sexual de travestis — como o divertido conto “A Noite Não Vai Permitir que Amanheça”, título poético para uma história de orgia descontrolada —, mas também se dispersam com destreza em outros territórios.

\"\"
\”O Parque das Irmãs Magníficas\”, de Camila Sosa Villada
(ed. Tusquets Editores. 208 páginas)

O realismo mágico que transformou \”O Parque das Irmãs Magníficas\” em pérola — com mulheres que se tornam animais e imagens de santas vertendo lágrimas — aparece menos em \”Sou uma Tola por te Querer\”.

Foto: Camila Sosa Villada por Alejandro Guyot

Sobre a autora:
Nascida em 1982, na cidade de La Falda, Argentina, Camila Sosa Villada formou-se em Comunicação Social e Teatro na Universidade Nacional de Córdoba. Em 2009, como atriz, estreou o seu primeiro espetáculo, *Carnes tolendas, retrato escénico de un travesti\”. Em meio a diversos trabalhos nos palcos, no cinema e na televisão, passou a dedicar-se à escrita. É autora do livro de poemas \”La novia de Sandro\”, do ensaio \”El viaje inútil\” e dos romances \”Tesis sobre una domesticación\” e \”O parque das irmãs magníficas, este último já traduzido para vários idiomas, sucesso de público e aclamado pela crítica, e publicado no Brasil pela Tusquets Editores. Adicionalmente, no ano de 2020, O parque das irmãs magníficas recebeu o prestigioso prêmio Sor Juana Inés de la Cruz, outorgado pela Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL).

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
\”O Parque das Irmãs Magníficas\”, de Camila Sosa Villada (Tusquets Editores, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/parque-das-irm%C3%A3s-magn%C3%ADficas/dp/655535402X

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top