A viagem ao Rio de Janeiro de Camila Sosa Villada, conhecida no Brasil pela autoria de “O Parque das Irmãs Magníficas”, prende-se com o lançamento da coleção de contos “Sou uma Tola por te Querer”.
A autora vai chegar em pessoa como uma das convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorrerá de 23 a 27 de novembro, tornando-se, desta forma, na terceira autora confirmada no evento após o anúncio da participação de Saidiya Hartman e de Cida Pedrosa.
Contudo, não será a primeira vez de Villada em solo brasileiro dado que, numa entrevista, ela referiu que já conheceu Recife, Londrina e São Paulo, ainda que tenha sido sempre como atriz em peças teatrais. Desta vez, abrem-se, ao público, as cortinas da sua literatura.
É curioso observar como tudo está interligado na carreira multiartística de Villada, uma vez que a autora esteve naquele pais para encenar o monólogo “Carnes Tolendas” — um texto que a tornou conhecida na Argentina e que a fez largar o trabalho como prostituta — e uma segunda peça sobre a vida da cantora Billie Holiday, ambas as histórias estão incluídas na nova coletânea.
“A obra de Camila Sosa Villada exterioriza dores, delírios, desejos e violências do universo das travestis, transformando-os em símbolos exuberantes de vida e de sobrevivência.” – Milena Britto, curadora da Flip 2022
Além de “Sou uma Tola por te Querer”, a editora Planeta, que detém a chancela Tusquets Editores, já comprou também os direitos para publicar “A Namorada de Sandro”, um livro de poemas entremeado por alguma prosa poética.
Os textos de Villada costumam abordar a rotina sexual de travestis — como o divertido conto “A Noite Não Vai Permitir que Amanheça”, título poético para uma história de orgia descontrolada —, mas também se dispersam com destreza em outros territórios.
O realismo mágico que transformou \”O Parque das Irmãs Magníficas\” em pérola — com mulheres que se tornam animais e imagens de santas vertendo lágrimas — aparece menos em \”Sou uma Tola por te Querer\”.
Foto: Camila Sosa Villada por Alejandro Guyot
Sobre a autora:
Nascida em 1982, na cidade de La Falda, Argentina, Camila Sosa Villada formou-se em Comunicação Social e Teatro na Universidade Nacional de Córdoba. Em 2009, como atriz, estreou o seu primeiro espetáculo, *Carnes tolendas, retrato escénico de un travesti\”. Em meio a diversos trabalhos nos palcos, no cinema e na televisão, passou a dedicar-se à escrita. É autora do livro de poemas \”La novia de Sandro\”, do ensaio \”El viaje inútil\” e dos romances \”Tesis sobre una domesticación\” e \”O parque das irmãs magníficas, este último já traduzido para vários idiomas, sucesso de público e aclamado pela crítica, e publicado no Brasil pela Tusquets Editores. Adicionalmente, no ano de 2020, O parque das irmãs magníficas recebeu o prestigioso prêmio Sor Juana Inés de la Cruz, outorgado pela Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL).
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
\”O Parque das Irmãs Magníficas\”, de Camila Sosa Villada (Tusquets Editores, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/parque-das-irm%C3%A3s-magn%C3%ADficas/dp/655535402X
Boas leituras!