“Boy 21”, de Matthew Quick: Lionsgate está a produzir a sua adaptação cinematográfica

David O. Russell, anteriormente, responsável pela realização de “Silver linings playbook” (“Guia para um final Feliz”, em Portugal, e “O lado bom da vida”, no Brasil), está na linha da frente para mais uma adaptação cinematográfica de uma obra de Matthew Quick. Desta vez, será “Boy 21”, traduzido como Garoto 21, no Brasil, a ganhar vida através da sétima arte, com a Lionsgate a dirigir esta nova produção.

Já se começa a tornar um hábito, ver as obras de Quick nas telas do cinema. Em “Boy 21”, o autor norte-americano narra a emocionante história de dois jovens que criam uma relação invulgar através do desporto.

Por viver em Bellmont, por sinal, uma cidade extremamente violenta devido ao controlo da máfia irlandesa, Finley, encontra no basketball, o seu refúgio, a sua forma de descontrair dos problemas em que vive. Ainda que não seja a estrela da equipa em que joga, vestir o equipamento, que contém na camisola, o número 21, é para ele, uma espécie de ritual que o ajuda a limpar a mente.

Entretanto, Russ já é um jovem, consideravelmente, diferente, pois, um trauma fez com que se afastasse das quadras e dos cestos, fazendo com que a sua vida ficasse de pernas para o ar, mesmo sendo visto como o prodígio da equipa. A sua vida cruza-se com a de Finley, quando este tem como missão convencê-lo a regressar à paixão que deixou para trás. No entanto, ele só aceita ser tratado como Garoto 21, um alienígena de passagem pela Terra.

Esta missão de Finley esconde um dilema, uma vez que um possível regresso de Russ à equipa, pode colocar o seu lugar em risco. Um olhar inteligente de Quick que nos coloca perante valores como a amizade, a esperança e a redenção através de uma narrativa carregada de sensibilidade.

No Brasil, as obras de Matthew Quick são editadas pela Editora Intrínseca. Por cá, é a Editorial Presença, sendo que “Guia para um final feliz” e “A sorte que move o destino” são os obras disponíveis no mercado nacional.

Sobre o autor:
Nascido em 1973, Matthew Quick formou-se em Escrita Criativa no Goddard College e foi professor de língua inglesa. É autor do bestseller \”Guia para Um final feliz\” (2013, ed. Editorial Presença) e que deu origem ao filme homónimo, de grande sucesso, com Robert de Niro, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, distinguido com um Óscar e um Globo de Ouro, e dos livros “Boy21”, “Sorta like a rockstar”, “Forgive me, Leonard Peacock”, “A sorte que move o destino” (2024, ed. Editorial Presença), e “Love may fail”. A obra de Matthew Quick recebeu já diversos louvores e distinções, incluindo uma menção honrosa do prémio PEN/Hemingway, e tem sido traduzida para diversas línguas com um excelente acolhimento.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”Boy21\” [Edição em língua inglesa], de Matthew Quick (Headline Publishing Group, Wook):
https://www.wook.pt/livro/boy21-matthew-quick/15428132

Leitores residentes no Brasil:
\”Garoto 21\”, de Matthew Quick (Editora Intrínseca, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Garoto-21-Matthew-Quick/dp/8580579090

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top