“Até que o amor me mate”, de Maria João Lopo Carvalho

Todos estudamos Camões. Todos fomos obrigados a ler e a estudar os seus sonetos e a sua epopeia, “Os Lusíadas”. E todos fomos obrigados a dividir orações, ao invés de nos centrarmos, apenas, na análise das suas palavras. A própria autora confessa que foi assim que começou. Mas, tal como Maria João, eu também sempre tive curiosidade em saber mais sobre Luís Vaz de Camões, o homem.

Logo que começamos a estudar o “príncipe dos poetas”, nas aulas de Português, o professor diz-nos que poucas são as informações que se sabem sobre a vida dele. E foi com isso que a autora começou a trabalhar. A própria investigou sobre o poeta e a sua obra e foi muito além disso, visto que fez a mesma viagem que, há vários séculos atrás, Camões fez, passando por todos os portos e tentando imaginá-lo naquelas terras.

\"\"
Fonte: Oficina do Livro

Apesar de ser ficção, a investigação que Maria João fez, torna muito verosímil tudo aquilo que narrou ao longo do seu livro, centrando-se mais na vida amorosa de Camões e nas mulheres que o amaram.

São várias as mulheres que encontramos na sua lírica e em todos os versos que o poeta lhes dedicou, deixa-nos entrever que Camões teve uma forma muito característica de amar – algumas vezes, tranquila, outras vezes, muito tórrida; por um lado, em alguns momentos, casta, por outro, noutros momentos, muito carnal; Certas vezes, platónica, outras vezes, muito física; às vezes, angelical, outras vezes, demoníaca. E todos esses versos deixaram-me sempre muito curiosa. Afinal, quem escreve assim, poderá amar na mesma medida!?

Por último, importa dizer que adorei cada minuto que passei a ler este livro. Não podia estar mais bem escrito! Não podia ser mais cativante! Não podia fazer mais justiça ao poeta! Não podia deixar-nos mais curiosos para ler novamente os sonetos com que tanto fomos massacrados nas aulas de Português!

Este livro é uma bonita homenagem a Luís Vaz de Camões e, acima de tudo, ao amor, porque, afinal, este é “fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói, e não se sente; / É um contentamento descontente; / É dor que desatina sem doer. / É um não querer mais que bem querer; / É um andar solitário entre a gente; / É nunca contentar-se de contente; / É um cuidar que ganha em se perder;”.

Foto: Maria João Lopo de Carvalho por Mike Sergeant

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da WOOK:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nascida em 1962, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português e de Inglês, no ensino público e privado, representante, em Portugal, dos colégios ingleses Pilgrims, fundou e dirigiu a Know How, Sociedade de Ensino de Línguas e a Know How, Edições Produções e Publicidade destinada à tradução e à criação de livros personalizados para crianças e à conceção anual do Guia da Criança. Publicou o primeiro romance, o best-seller “Virada do Avesso”, em 2000, e “Acidentes de Percurso”, em 2001. Desde essa altura que nunca mais parou. Divorciada, mãe de dois filhos, fala e escreve pelos cotovelos e tem sempre tempo para tudo, sobretudo para os amigos.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Até Que o Amor Me Mate”, de Maria João Lopo Carvalho (Oficina do LivroWOOK):
https://www.wook.pt/…/ate-que-o-amor-me-mate-maria…/17974329
“O Fado da Severa”, de Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-fado-da-severa-maria-joao-…/22212484
“Padeira de Aljubarrota”, de Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/padeira-de-aljubarrota-maria…/15249240
“Marquesa de Alorna”, de Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/marquesa-de-alorna-maria-joa…/11449681
“Palavra de Mulher”, de Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/palavra-de-mulher-maria-joao-l…/102333
“Adopta-me”, de Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/adopta-me-maria-joao-lopo-de-c…/102300

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top